Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Saúde ganha destaque na agenda legislativa com debates, homenagem e repasse de recursos ao HCzinho

Os parlamentares participam de duas sessões plenárias na terça-feira (9) e, entre os projetos em pauta, está o que reduz a alíquota do IPVA.

Na terça-feira (9) serão realizadas duas sessões plenárias.
Na terça-feira (9) serão realizadas duas sessões plenárias. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná retoma a programação a partir da próxima terça-feira (9), após o feriado da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com sessões solenes, debates, atividades de formação e duas sessões plenárias. O destaque da agenda será a pauta da saúde, com a comemoração dos 64 anos do Hospital de Clínicas, o repasse de recursos ao HCzinho e a audiência pública sobre Saúde Integrativa.

A Semana da Pátria será celebrada na Assembleia com uma sessão solene proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL). O evento, que acontece na terça-feira (9), às 19 horas, no Plenário, será marcado por uma homenagem especial aos veteranos e expedicionários do Exército Brasileiro, reconhecendo a coragem e o legado dos heróis que lutaram em defesa do Brasil.

Na quarta-feira (10), uma audiência pública vai debater os benefícios da Saúde Integrativa. A iniciativa é do deputado Marcio Pacheco (PP) e propõe discutir a combinação entre a medicina convencional e práticas terapêuticas complementares e tradicionais, considerando aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais do indivíduo. O encontro será às 18h30, no Plenário, com foco na promoção do bem-estar, na prevenção de doenças e na cura de forma holística e personalizada.

Os 64 anos do Hospital de Clínicas serão comemorados em sessão solene na quarta-feira (10), às 14h30, no Plenário. A proposição é do deputado Ney Leprevost (PP), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e ex-presidente da Associação dos Amigos do HC, com apoio do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).

A celebração também marcará a assinatura da liberação de recursos para a construção do HCzinho, que vai triplicar a capacidade de atendimento infantil do hospital com uma estrutura moderna, humanizada e exclusiva para crianças. Também participam da cerimônia de assinatura as deputadas Maria Victoria (PP), Cantora Mara Lima (REP) e Secretária Márcia (PSD), além dos deputados Requião Filho (PDT), Fábio Oliveira (PODE), Gilberto Ribeiro (PL), Gilson de Souza (PL) e Tercilio Turini (MDB).

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo promove duas atividades ao longo da semana. Na quarta-feira (10), às 14 horas, será realizado o curso “Fiscais e gestores de contratos”, destinado a capacitar servidores que atuam no Parlamento e em outras instituições públicas, com foco em práticas atualizadas e na legislação vigente. A atividade é uma parceria com a Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado e será ministrada pelos procuradores Bruno Gontijo Rocha e Igor Pires Gomes da Costa.

Já na quinta-feira (11), a Assembleia recebe a abertura da 3ª edição do CEPMun – Simulação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), organizada pelo Colégio Estadual do Paraná. A ação propõe levar aos estudantes a experiência de representar diplomatas em sessões e debates que simulam reuniões dos principais órgãos da ONU, estimulando a oratória e o aprofundamento em temas de política internacional.

Sessão plenária

Os parlamentares retomam as votações com duas sessões plenárias ordinárias na terça-feira (9), às 14h30 – uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (10). Na pauta está o projeto de lei 690/2025, do Poder Executivo, que propõe a redução da alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9% a partir de 2026. A proposta altera a Lei nº 14.260/2003, representa uma diminuição de 45% no valor do imposto e deve beneficiar 3,4 milhões de proprietários em todo o estado.

Em segundo turno e redação final, será votado o projeto de lei 68/2025, do deputado Nelson Justus (União), que autoriza a doação de produtos destinados a animais de estimação, oriundos da população, de clínicas, profissionais veterinários e empresas do setor. Os itens passarão por avaliação técnica antes da distribuição, que só ocorrerá mediante prescrição profissional. Entre os beneficiários estão famílias de baixa renda, ONGs credenciadas, protetores cadastrados e animais sob responsabilidade do poder público municipal.

Quatro iniciativas chegam ao Plenário e tramitam em dois turnos. O projeto de lei 655/2025, da Defensoria Pública do Paraná (DPE/PR), assegura assistência jurídica integral e gratuita às pessoas com deficiência no estado. A proposta estabelece diretrizes para a efetivação desse atendimento por meio da Defensoria Pública. Pelo texto, o atendimento será preferencialmente remoto, com foco na acessibilidade digital, e contará com canais disponíveis no portal eletrônico oficial.

Já o projeto de lei 163/2024, da deputada Flavia Francischini (União), cria a Rota Turística do Surf Paranaense, formada pelos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Outras duas proposições são do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). O projeto de lei 362/2024 altera o Código de Organização e Divisão Judiciárias (Lei nº 14.277/2003), criando serviços notariais e de registro no Foro Regional de Paiçandu, transformando o Serviço Distrital de Paiçandu em Tabelionato de Notas e transferindo os serviços distritais de Água Boa, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba para o Foro Central da Comarca de Maringá.

Já o projeto de lei 569/2025 modifica a Lei nº 16.024/2008, que trata do regime jurídico dos servidores do Poder Judiciário do Paraná, assegurando direitos previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência a funcionários com cônjuges, filhos ou dependentes nessa condição. As mudanças preveem a dispensa parcial de expediente para garantir o acompanhamento e atendimento adequado das pessoas com deficiência quando a assistência direta for indispensável.

Mais projetos

Começa a tramitar uma proposta que pretende tornar orgânica 100% da merenda escolar da rede pública estadual. O projeto de lei 368/2021, da deputada Luciana Rafagnin (PT), altera a Lei nº 16.751/2010, que institui no sistema estadual de ensino fundamental e médio a merenda escolar orgânica.

Em turno único e redação final, serão analisadas quatro proposições. O projeto de lei 777/2023, dos deputados Goura (PDT) e Maria Victoria (PP), reconhece o montanhismo como patrimônio cultural imaterial do Paraná.

E três iniciativas que concedem o título de utilidade pública: do deputado Luis Raimundo Corti (PSB), ao Centro de Tradições Gaúchas “Esteio da Tradição”, de Vitorino (PL 493/2024; do deputado Alisson Wandscheer (SD), à Associação Pegasus, de Foz do Iguaçu (PL 429/2025); e do deputado Matheus Vermelho (PP), à Associação Amigos da Saúde, de Realeza (PL 455/2025).

Em redação final, na sessão de terça-feira, estão duas proposições: o projeto de lei 317/2025, do deputado Gilberto Ribeiro (PL), que reconhece a bala de banana como patrimônio cultural imaterial do Paraná, e o projeto de lei 507/2025, da deputada Cristina Silvestri (PP), que concede o título de utilidade pública ao Conselho Comunitário de Segurança de Entre Rios, em Guarapuava.

Luciano Hang

Em turno único, na sessão antecipada, será votado o projeto de lei 393/2019, que concede o título de Cidadania Honorária do Paraná ao empresário catarinense Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos Havan. A iniciativa é do deputado Cobra Repórter (PSD).

Completam a pauta outras proposições que concedem o título de utilidade pública: do deputado Soldado Adriano José (PP), ao Conselho Comunitário de Segurança do Município de Itaguajé (PL 100/2025); do deputado Ademar Traiano (PSD), à Associação Chopinzinhense de Ciclismo (Achoc), de Chopinzinho (PL 473/2025); e do deputado Dr. Leônidas (CDN), à Associação de Skate de Londrina (ASKL) (PL 679/2025).

Sessão dupla

Os deputados estaduais participam de duas sessões plenárias ordinárias na terça-feira (9) – uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (10). Ambas terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, no canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também poderá ser acompanhado pelo canal do YouTube do Legislativo.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação