03/08/2012 13h38 | por Nádia Fontana e Luiz Alberto Pena
Assembleia Legislativa fica iluminada para o "Agosto Azul".Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Uma audiência pública que acontece na próxima quarta-feira (8), a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, marcará o lançamento oficial da campanha “Agosto Azul” no Paraná. Durante todo o mês será desenvolvida uma programação especial voltada para a promoção de ações educativas e preventivas para proteção da saúde do homem, com prioridade para as áreas da cardiologia, da saúde mental, da gastroenterologia, da pneumologia e da urologia – com ênfase da prevenção do câncer de próstata. O próprio prédio da Assembleia, no Centro Cívico, em Curitiba, já ostenta uma iluminação especial desde 1º de agosto, colorindo de azul detalhes do seu Centro Legislativo.
Participam da audiência pública de quarta-feira Eduardo Chakora, coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, que falará sobre “Política da Saúde do Homem”; e Rubens Bendlin, coordenador da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, que abordará o tema “Ações de Saúde e Implantação da Política da Saúde do Homem no Paraná”.
O “Agosto Azul” foi instituído pela Lei estadual nº 17.099, de 23 de março deste ano. É resultado de uma proposição (projeto de lei nº 861/11) apresentada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), com o objetivo de desenvolver no Paraná ações voltadas à promoção da saúde do homem, a exemplo das campanhas tradicionalmente promovidas em prol da saúde das mulheres, com o chamado “Outubro Rosa”, que é comemorado internacionalmente.
Lançamento – Ainda no dia 8 de agosto, só que na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, no horário do Grande Expediente, os Correios promoverão o lançamento oficial de um selo e de um carimbo alusivos à campanha. Mais tarde, no dia 29, também durante sessão plenária especial do Legislativo, serão entregues certificados a personalidades ilustres e com especial destaque nas áreas de promoção da saúde humana. Mara Lima enfatiza que o “Agosto Azul” pretende estimular o desenvolvimento de uma nova e ampla campanha de prevenção anual, com o intuito de sensibilizar e informar os homens e a sociedade em geral sobre a importância do tratamento precoce e dos cuidados com a saúde.