Saúde: Mobilização Política Abre Possibilidade de Inclusão do Hr de Toledo No Ppa

04/07/2007 16h56 | por Assessoria de Imprensa: Márcio Pena Borges / (45) 9978-5054 / www.welter.org.br
A mobilização das lideranças políticas da região surtiu efeito. Após reunião com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, realizada hoje (quarta-feira) pela manhã em Curitiba, foi aberta a possibilidade de inclusão do projeto para a construção de um Hospital Regional em Toledo, no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado para o período 2008/2111. A comitiva de líderes regionais, encabeçada pelo prefeito de Palotina, Elir de Oliveira, presidente do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), reuniu-se com o secretário Xavier e com o superintendente de Serviços de saúde da SESA, Gilberto Martin, que receberam a reivindicação dos 18 municípios da microrregião de Toledo e também conheceram um esboço do projeto para a construção do hospital. NECESSIDADEA reivindicação é embasada no fato dos municípios vinculados à 20ª Regional de Saúde encontrarem-se desassistidos em termos de internação hospital, uma vez que há tempos o Hospital Universitário de Cascavel não consegue dar respostas à crescente demanda. "A construção do Hospital Regional em Toledo hoje é uma necessidade para a nossa região, que compreende uma população superior a 350 mil pessoas em 18 municípios, e que não tem mais como conviver com esta realidade que é a falta de leitos para internação", argumentou Elir Oliveira. PLANEJAMENTO O secretário Xavier afirmou que a prioridade da SESA para 2007 é a conclusão dos 24 hospitais que estão sendo construídos, reformados ou reequipados em várias regiões do Estado. Afirmando reconhecer a acelerada dinâmica de crescimento da região, bem como as limitações do Hospital Universitário, Xavier esclareceu que o melhor caminho é a realização de um trabalho técnico, justificando o pleito, para que o projeto possa ser incluso no PPA, que está em fase final de elaboração na Secretaria de Estado do Planejando, abrindo a possibilidade para que os recursos necessários possam ser contemplados nos próximos quatro anos. OTIMISMO"Deixei a reunião bastante otimista. Sinto que a mobilização política que nós criamos na região está próxima de atingir seus objetivos, que é a sensibilização do Governo do Estado para com a nossa reivindicação, que não é um pedido do prefeito Elir, ou de Toledo, mas uma necessidade de toda a nossa região", afirmou o presidente do Ciscopar, resumindo a avaliação que a comitiva fez da reunião com o secretário da Saúde. Participaram da reunião, ainda, o deputado Elton Welter, o vereador por Toledo Expedito Ferreira, o diretor executivo do Ciscopar Lauri Linke, o chefe da 20ª Regional de Saúde Edson Simionato, a secretária de Saúde de Toledo Kuniko Maeda Smith, o deputado estadual Duílio Genari, o vice-presidente do Ciscopar Jurandir Oliveira, prefeito de São Pedro do Iguaçu, e o vereador por Toledo e presidente da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), Valtair Apolinário. Articulação política foi eficiente, diz WelterO deputado Elton Welter, que tem assumido a defesa da construção do Hospital Regional de Toledo, esteve ainda na quarta-feira com o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri, com quem articulou a inclusão do projeto no PPA, a partir de uma avaliação da Secretaria da Saúde. Na sua avaliação, toda a articulação política em torno da idéia foi eficiente, tornando possível a sua concretização a partir do próximo ano. "Pela conversa que tivemos com o secretário Xavier, com a concordância da Secretaria do Planejamento, e com a união das nossas lideranças, estou convicto de que vamos reunir as condições necessárias para tocar este projeto em frente, em benefício da população do Oeste", afirmou.