Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anuncia criação de comitê de governança para a área de TI
O objetivo é promover políticas que incentivem esse segmento estratégico, com maior integração entre Estado, universidades e empresariado.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, anunciou nesta quarta-feira (2) a criação de um comitê de governança para a área de Tecnologia da Informação. O grupo de trabalho será formado por representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, da Assembleia Legislativa, das universidades estaduais, das entidades representativas do setor e da própria Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O anúncio foi feito durante audiência pública promovida na Assembleia Legislativa para debater ações prioritárias para o setor de Tecnologia da Informação do Estado. O evento foi proposto pelo deputado Guto Silva (PSC), em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (Assespro-Pr) e a Rede Paranaense de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação (Rede APL-PR). “O intuito é criarmos políticas de governo para esse segmento no estado do Paraná, através de editais específicos, programas e projetos. Esta é uma área muito importante para o desenvolvimento de todo o país e também do nosso estado”, afirmou Gomes.
Ambiente – Para o deputado Guto Silva, o Paraná precisa trabalhar para criar o ambiente certo para o desenvolvimento do segmento de Tecnologia da Informação. “Trata-se de um setor extremamente forte, pujante e próspero. O que nós precisamos é criar o ambiente mais favorável para o setor. Mas como é que se desenvolve esse ambiente? Com crédito barato, com sistema tributário interessante e atraente, com contínua capacitação e o envolvimento do Estado. Não há desenvolvimento tecnológico onde não haja uma interação profunda entre a academia, o Estado e os empresários”, ressaltou o parlamentar.
Demandas – De acordo com o presidente da Assespro-PR, Sandro Moles Silva, o setor de Tecnologia da Informação do Paraná necessita, primordialmente, de incentivos na área de infraestrutura e na área tributária. “Hoje a Copel tem a melhor internet de fibra ótica do Brasil. Por que não buscar incentivos para que empresas de base tecnológica possam ter acesso a essa ferramenta? Também temos proposta de criação de um ICMS Tecnológico, no qual uma parte do imposto pago por toda a cadeia produtiva do estado ficaria retida num fundo. Os recursos desse fundo seriam reinvestidos nas empresas de tecnologia, que por sua vez, dariam o retorno à cadeia produtiva com inovações tecnológicas”, sugeriu.
Também participaram da audiência pública na Assembleia o deputado Evandro Araújo (PSC) e representantes da Fomento Paraná, da Celepar, Fecomércio, Sebrae e Instituto Curitiba de Informática (ICI).
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.
[podcast id=3296 /]
Notícias Relacionadas
Palestra destaca papel da contabilidade no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do empreendedorismo
Evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR).
Leia mais
Aula magna marca lançamento do curso Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026
Com seis módulos, curso será disponibilizado online, em parceria com a ABRADEP.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra criatividade e inovação com vencedores do World Creativity Day
Vencedores da edição 2026 foram recepcionados pelo presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (Rep).
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais