Secretário Renato Feder deve comparecer à Comissão de Educação para falar do fornecimento da merenda escolar Presidente do colegiado, deputado Hussein Bakri disse que reunião com o secretário da Educação também servirá para tratar do novo ensino médio.

29/11/2021 15h22 | por Claudia Ribeiro

Deputado Hussein bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os deputados que integram a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (29) para analisar dois projetos de lei. Ambos tiveram os pareceres favoráveis aprovados. O presidente do grupo de trabalho, deputado Hussein Bakri (PSD), aproveitou para anunciar que deve acontecer nos próximos dias uma reunião do colegiado com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, para tratar de dois temas: merenda escolar e o novo ensino médio. “Sobre as mudanças no ensino médio, vou acatar a sugestão do deputado Professor Lemos (PT) de levarmos o assunto ao secretário. Também já adianto que não há nenhum movimento no Governo em relação a uma possível terceirização da merenda escolar. A reunião deverá esclarecer essa questão”, informou.

O deputado Rodrigo Estacho (PV) foi o relator do projeto de lei 173/2021, de autoria de Requião Filho (MDB), que institui a Semana da literatura paranaense nas escolas públicas e privadas do Paraná, a ser comemorada na segunda semana do mês de março. “Um projeto de extrema importância, porque vai permitir que os alunos paranaenses tenham mais contato com os seus principais autores, como Paulo Leminski e Dalton Trevizan, entre outros.  Por isso, meu parecer é pela aprovação da proposta”, justificou o deputado. Pela proposta, todos os anos, nesse período, devem ser abordados em sala de aula temas relacionados às obras de autores nascidos no estado, bem como suas biografias e o período histórico em que viveram.

A proposta do Governo de nº 604/2021 altera a lei n° 18.424, de 8 de janeiro de 2015, que instituiu o programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola (PBEDCE), teve como relator o deputado Gugu Bueno (PL). A mudança no texto é para estender o programa para escolas municipais. “Acho importante que todos os alunos participem do programa, porque ele tem o objetivo de assegurar a integridade física e o bem-estar da comunidade escolar também nos municípios que aderirem”, argumentou Bueno, em seu parecer.

Para que o programa possa ser implantado nas escolas municipais, as prefeituras precisam aderir promovendo adequações nas edificações das instituições de ensino públicas de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná (CSCIP CB/PMPR). A execução do PBEDCE é de responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por intermédio do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná, e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.