Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Segue para sanção do Executivo projeto que amplia mecanismos para busca de crianças desaparecidas Proposta prevê que sites oficiais do Governo do Estado veiculem fotos, nomes e demais informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos.

30/05/2017 17h36 | por Eduardo Santana.
Sessão Plenária 30/05/2017.

Sessão Plenária 30/05/2017.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária 30/05/2017.

Os deputados aprovaram em redação final, na sessão plenária de terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei nº 408/2015, que prevê alterações na Lei estadual 16.677/2010, que obriga sites dos órgãos oficiais do Governo do Estado a reservar espaço exclusivamente para a veiculação de fotos, nomes e demais informações relativas a crianças e adolescentes desaparecidos, conforme listagem do Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas (Sicride).

A proposta do deputado Gilson de Souza (PSC) acrescenta parágrafo único ao artigo 3º da lei, determinando que o Sicride forneça estas mesmas informações à iniciativa privada, tais como estabelecimentos comerciais, bancos, além de órgãos públicos, terminais rodoviários e aeroviários, os quais ficam obrigados a afixar cartazes contendo informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos no Paraná. A matéria agora segue para sanção, ou veto, do governador Beto Richa.

Também em redação final foi aprovado o projeto de lei 140/2017, do deputado Francisco Bührer (PSDB), que altera a Lei nº 9.488, de 21 de dezembro de 1990, que declara de utilidade pública a Associação de Moradores da Vila São Benedito, com sede e foro em Curitiba, e o Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro, com sede e foro no município de São José dos Pinhais.

Títulos – Foram aprovados em primeira discussão os projetos de lei nº 4/2017, do deputado Stephanes Junior (PSB), que concede o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à Sandra Marchini Comodoro; e nº 118/2017, do deputado Evandro Araújo (PSC), que concede o título de utilidade pública à Associação Entidade Ecumênica de Amor ao Próximo, com sede no município de Maringá.

Ainda em primeiro turno, os parlamentares aprovaram os projetos de lei nº 51/2017, do Poder Executivo, que autoriza o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural a efetuar cessão de uso de imóvel que especifica à Secretaria de Estado de Administração e Previdência; nº 304/2016, do deputado Dr. Batista (PMN), que dá nova redação à Lei Estadual nº 17.639/2013, que trata do programa “Luz Fraterna”.

Turismo – Em segunda discussão foram aprovados o projeto de lei nº 692/2015, de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PRB), que obriga hotéis, pousadas e estabelecimentos de hospedagem a comunicar aos clientes, no ato da reserva, os preços de suas taxas de diárias e demais produtos e serviços que eventualmente podem ser cobrados dos hóspedes; e o projeto de lei nº 311/2016, da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui a Região Turística Vale do Ivaí. Conforme a proposição, vão fazer parte desta região os seguintes municípios: Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Nova América da Colina, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Veto – Os deputados mantiveram o veto nº 6/2017, do Poder Executivo, ao projeto de lei nº 835/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), que visava instituir o Projeto Escola Amiga dos Animais. Em sua justificativa, o Executivo alega que a matéria infringe o disposto no inciso IV do art. 66 da Constituição Estadual, que estabelece que a definição de atribuições das Secretarias de Estado está inserida na órbita de competência privativa do governador.

Sessão pela manhã – Os deputados estaduais voltam a se reunir em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (31), a partir das 10 horas, com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, para a apresentação dos resultados contábeis do Estado referentes ao 1º quadrimestre de 2017.

Ouça o Podcast relacionado





 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação