"Segunda ponte é a primeira de muitas parcerias com Itaipu", comemora Hussein Bakri
O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou, na manhã desta quinta-feira (1º), da assinatura do convênio de construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A obra no valor de R$ 463 milhões terá início nas próximas semanas e será custeada integralmente por Itaipu. Já o Governo do Paraná vai ser o responsável pela gestão dos trabalhos, que devem durar três anos.
“Essa conquista é fruto de uma gestão técnica e eficiente de Itaipu e, também, do importante relacionamento do Paraná com o Governo Federal. O Estado vive um momento de unidade política, em que todas as forças estão convergindo para o mesmo caminho. Trata-se de uma obra que foge do lugar comum porque não tem uma série de travas e burocracias, tanto é que já vai ser iniciada. Isso vai permitir um desenvolvimento fantástico para a fronteira”, afirmou Hussein Bakri.
A assinatura do convênio pelo governador Ratinho Júnior (PSD) ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com a presença do General Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu; e do General Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação da binacional e ex-secretário da Segurança Pública do Paraná. Pelo projeto, além da construção da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, vizinha a Ciudad del Este, haverá acessos às duas aduanas que serão construídas e à BR-277 (Perimetral Leste).
No total, a obra, que tornará a região da fronteira o maior hub logístico da América do Sul, vai gerar 400 empregos para operários, engenheiros, entre outros. Esse estímulo ao desenvolvimento regional ainda vai fortalecer a integração com os países vizinhos, facilitar a logística de cargas e aliviar o trânsito. Isso porque a Ponte da Amizade, construída há 54 anos, será utilizada apenas pelo tráfego local entre Foz e Ciudad del Este e, ainda, para uso turístico, especialmente o de compras, uma das vocações da cidade paraguaia.
Parceria com Itaipu - Hussein Bakri destacou que a construção da segunda ponte é apenas a primeira de muitas parcerias entre Itaipu e o Governo do Estado. Já estão avançadas as tratativas para que a usina financie a duplicação dos 19 quilômetros da BR-469 (Rodovia das Cataratas), entre o Centro de Foz do Iguaçu e as Cataratas e também a ampliação da pista do Aeroporto, que permitirá a operação de voos de grande porte.
Além disso, a Secretaria da Segurança Pública está negociando com Itaipu para que a binacional custeie, em Foz, a reforma e ampliação dos prédios da Delegacia da Mulher e do Instituto de Identificação. Também deverão ser aplicados recursos para equipar o Colégio da Polícia Militar no município, que deve começar a funcionar no segundo semestre do ano que vem; para revitalizar a Delegacia de Combate à Corrupção; e para recuperar o prédio do refeitório do 14º Batalhão da Polícia Militar.
Notícias Relacionadas
Assembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia maisIgreja Católica e lideranças religiosas do Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa
Sessão solene teve como objetivo reconhecer a contribuição da Igreja Católica para a sociedade paranaense nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana
Leia maisParlamentares acompanham jogo do Coritiba e debatem PL que atualiza legislação sobre bebidas em estádios
Deputados Anibelli Neto (MDB) e Hussein Bakri (PSD) são recebidos pela diretoria do clube e conhecem estrutura de segurança.
Leia maisAssembleia homenageia os 70 anos do IDR-Paraná em sessão solene
Homenagem ao aniversário da instituição é enaltecida pela presença de deputados, técnicos do setor e representantes de entidades sindicais
Leia mais