Seis projetos avançam na Comissão de Turismo

27/06/2022 18h01 | por Assessoria parlamentar
Reunião da Comissão de Turismo.

Reunião da Comissão de Turismo.Créditos: Olavo Pesch/Assessoria parlamentar

Reunião da Comissão de Turismo.

Sob a presidência do deputado estadual Soldado Fruet (PROS), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa emitiu pareceres favoráveis a seis projetos de lei na segunda reunião ordinária de 2022, realizada nesta segunda-feira (27). “Seguimos firmes no apoio a propostas que contribuem para o desenvolvimento desse setor tão relevante para o nosso Estado, uma indústria limpa, que gera riquezas e renda e movimenta diversos setores da economia paranaense”, destacou o parlamentar.

Litoral

Entre as matérias aprovadas, está o PL 257/2022, de autoria do Poder Executivo, que tramita em regime de urgência. A proposição altera dispositivos da Lei n° 12.243, de 3 de agosto de 1998, que considera áreas especiais de interesse turístico e locais de interesse turístico, áreas e localidades situadas nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Cicloturismo 

A Comissão de Turismo autorizou o avanço na tramitação da criação de dois novos circuitos cicloturísticos no Estado, ambos propostos pelo deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos): Entre Rios Noroeste (PL 423/2021), abrangendo 23 municípios situados entre os rios Ivaí (ao norte), Piquiri (ao sul) e Paraná (a Oeste); e Rio Paraná (PL 424/2021), que contempla 15 municípios banhados pelo rio.

Passou também o PL 478/2021, assinado pelos deputados Tercílio Turini (PSD), Tiago Amaral (PSD), Goura (PDT), Evandro Araújo (PSD) e Cobra Repórter (PSD). A matéria altera a Lei 20.673/2021, que instituiu o Circuito Cicloturístico Rota Norte Pé Vermelho, agregando os municípios de Apucarana, Califórnia e Cambira.

Gastronomia

Os deputados avalizaram o PL 343/2021, de autoria do Deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná o Festival de Gastronomia Caiçara, realizado na semana do dia 18 de julho, no município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. O evento foi idealizado para celebrar o Dia da Cambira, comida típica preparada com tainha seca e defumada, acompanhada de banana e pirão.

Tiro esportivo

O colegiado validou ainda o PL 13/2022, da deputada Maria Victória (PP) e do deputado Tiago Amaral (PSD), que institui a Rota Turística do Tiro esportivo no Estado do Paraná, incluindo os eventos promovidos pela Federação Paranaense de Tiro Esportivo, Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, Federação Paranaense de Tiro Prático e Confederação Brasileira de Caça e Tiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação