Selo que celebra centenário do Turismo no Paraná é lançado na Assembleia
A música é uma homenagem à Araucária, árvore-símbolo do Paraná... e a apresentação, que terminou com um número de dança, fez parte da celebração do lançamento do selo dos correios que simboliza o início das comemorações dos 100 anos do Turismo no estado, ano que vem. Evento que aconteceu na manhã desta terça-feira no plenarinho da Assembleia Legislativa e que foi organizado pela Comissão de Turismo da Casa justamente no Dia Estadual do Turismo.
Com a participação de representantes de entidades da sociedade, como Sebrae, ABavi, Associação das Empresas de Viagens, entre outras, e do secretário Estadual de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo Jacó Gimennes, além de deputados e servidores, o lançamento do selo é apenas o começo de uma série de comemorações que vão se estender até 2016, ano que marca o centenário do início do desenvolvimento do setor no Paraná.
O selo foi desenhado em preto e branco por um funcionário da própria secretaria, é representando pela silhueta de um pinhão.
Para o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, o deputado Chico Brasileiro, do PSC, que vem da região de Foz do Iguaçu, polo do setor no Paraná, o Selo vai além de ser apenas um símbolo.
(sonora)
Durante o lançamento foi discutida a instalação do Conselho Estadual de Turismo, que acontece nos próximos dias, com participação da iniciativa privada e governo, como forma de incremento ao setor, além da criação de uma Lei de Incentivo ao Turismo no estado. A ideia é que a Comissão apresente a proposta, que está em fase de estudos.
O Secretário Douglas Fabrício lembrou que o estado comemora o centenário do setor em 2016, porque foi no ano de 1916 que o Turismo começou a ser incrementado por aqui, com a vinda de Santos Dumont ao Paraná para divulgar as Cataratas do Iguaçu para o país. E deu tão certo, que hoje Foz do Iguaçu recebe uma média de um milhão e meio de turistas por ano, vindos de todo o mundo, e se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil, o que movimenta muitos outros setores, segundo o secretário.
(sonora)
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Comissão de Obras Públicas aprova projeto que altera lei que regula o manejo de vegetação nos arredores de torres de transmissão
Mudanças visam aprimorar a legislação e dirimir dúvidas de proprietários rurais e distribuidoras de ener-gia.
Leia maisAssembleia Legislativa aprova incentivo à Economia Azul para impulsionar o litoral paranaense
Projeto busca estimular desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e foi um dos itens votados nas sessões desta terça-feira (2).
Leia maisCCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia mais