Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos motiva audiência pública na Assembleia Evento foi proposto pelo deputado Reichembach, autor da Lei 18.952/2017, que instituiu a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes com Idosos.

20/06/2017 14h05 | por Rodrigo Rossi
"I Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos".

"I Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos".Créditos: Noemi Froes/Alep

"I Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos".

A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, entre os dias 19 a 24 de junho, foi marcada por uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira (20), por proposição do deputado Wilmar Reichembach (PSC). O parlamentar é autor da Lei nº 18.952/2017, que instituiu a semana no Paraná, prevendo ações governamentais de conscientização e orientações para a adoção de cuidados simples, mas importantes, como a retirada de tapetes, a instalação de corrimões nas escadas, ou a aplicação de fitas antiderrapantes no piso.

“A audiência é mais um instrumento para discutir os cuidados e os procedimentos, que são simples, evitando assim quedas, fraturas e até mesmo a morte dos idosos. É preciso ainda o envolvimento da família, do poder público, na orientação destas pessoas, mostrando que toda atenção na melhor idade é necessária e um dever”, afirmou Reichembach.

Profissionais de saúde, representantes das secretarias de Estado, da Fundação de Ação Social (FAS), do Ministério Público estadual, da OAB, além da Pastoral da Pessoa Idosa, estiveram presentes na audiência. O presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, deputado Dr. Batista (PMN), ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade sobre os cuidados com as pessoas idosas. “A grande maioria destes acidentes acontece em casa. Com uma fratura de fêmur, de bacia, em razão de quedas. Às vezes é o animalzinho que passa pela perna do idoso, é o escorregão no banheiro. É muito comum. Por isso, debater o tema é fundamental. A lei garante que tenhamos uma semana dedicada ao assunto, despertando a atenção e o cuidado, principalmente por parte da família”, disse.

O coordenador da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Rubens Bendlin, chamou atenção para os diversos tipos de violência contra os idosos. Segundo ele, negligenciar a fragilidade e a vulnerabilidade destas pessoas também é uma forma de violência. “Até mesmo negligenciar o cuidado com o idoso, não havendo preocupação com os seus cuidados de saúde no ambiente doméstico, pode ser também um tipo de violência contra a sua dignidade, porque há uma situação de vulnerabilidade e exposição da sua qualidade de vida e de cidadão”.

Diminuição nas quedas – No Paraná, a Pastoral da Pessoa Idosa já acompanhou 31.290 pessoas, orientando e prestando atendimentos de saúde e promoção social. Os dados são do terceiro quadrimestre de 2016, em 118 municípios, abrangendo mais de 24 mil famílias atendidas. “Fazemos um trabalho de acompanhamento de casa em casa, principalmente entre aquelas pessoas com maior vulnerabilidade social. A atuação da Pastoral é de orientação, de informação e conscientização, mostrando os cuidados necessários dentro de casa. Percebemos aqui no Estado, com a atuação da Pastoral, uma diminuição do registro de quedas em 30% nos últimos dez anos”, afirmou a coordenadora nacional da Pastoral, Terezinha Tortelli.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a necessidade de abrir as portas da Casa de Leis para o debate com os idosos, que quase sempre são invisíveis para parte do poder público. “Tenho compreensão da importância desta audiência, pois estas pessoas já contribuíram muito com o país. Iniciativas como esta, de uma lei estadual de prevenção e de cuidados com os idosos, precisam ser louvadas. Sempre pensamos em políticas públicas para o jovem e esquecemos do idoso. Muitas leis são desconhecidas da população, mas elas precisam ser aplicadas. Este é um belo exemplo”.

Ouça o Podcast relacionado







 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação