Semana Detox Digital Paraná 2023 começa na próxima terça-feira (10) A Lei Estadual Detox Digital Paraná é de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD). Ela institui a Semana Detox Digital Paraná, que é realizada anualmente, integrando o dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental.

06/10/2023 16h30 | por Assessoria Parlamentar
O deputado explicou que esta é uma forma de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital.

O deputado explicou que esta é uma forma de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado explicou que esta é uma forma de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital.

“Seus filhos perdem o foco em algumas atividades? Têm alteração no sono? Deixam de ter vontade de realizar brincadeiras? Se irritam facilmente? Essas são algumas das possíveis mudanças de comportamento devido ao uso excessivo de telas por crianças e adolescentes! Não espere uma mudança de comportamento por parte deles: é preciso que os pais tenham entendimento do que é necessário e diminuam a exposição ao digital”, alertou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) ao lembrar que, na próxima terça-feira (10), é o “Dia D” da Semana Detox Digital, no qual as pessoas são desafiadas a ficar 24 horas sem tecnologia, realizando atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outros. 

O deputado explicou que esta é uma forma de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital. “O objetivo da Semana Detox Digital é disseminar a conscientização para a boa utilização do meio ambiente digital com prevenção contra os malefícios da utilização indevida de hardwares e softwares. O propósito é fazer o uso inteligente de tecnologias, principalmente, a Internet que tem influenciado de forma direta no relacionamento familiar e no desenvolvimento educacional”, disse o deputado Cobra Repórter.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é evitar exposição de crianças de menos de dois anos às telas e também limitar o uso entre crianças de dois a cinco anos a no máximo uma hora por dia. Dessa forma, um detox digital pode ser uma opção caso os pequenos ultrapassem esse limite recomendado. 

O deputado destaca que, em alusão à data, será realizado o Seminário Nacional Tecnologia e Dignidade Humana pelo Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento será nos dias 09 e 10 das 8h às 18h. Os temas abordados são fatores de risco humano e proteção humana na Era Digital.

O evento é híbrido e gratuito: presencial no Setor da Educação (UFPR), Rua Rockfeller, 57, Rebouças, Curitiba/PR e acesso online para os inscritos.

Inscrição até o dia 08 pelo link: https://forms.gle/TUzkdRpFQDEU1EDc6

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação