Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada com exposição na Assembleia Legislativa Trabalhos de assistidos por 20 entidades de Curitiba e Região Metropolitana podem ser vistos até quinta-feira (25) no Espaço Cultural da Casa de Leis.

22/08/2022 11h39 | por Claudia Ribeiro
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada com exposição na Assembleia Legislativa.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada com exposição na Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada com exposição na Assembleia Legislativa.

Pinturas, desenhos, colagens e outros trabalhos manuais feitos por alunos assistidos por 20 entidades que fazem parte da Federação Estadual Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX) e da Federação das APAES do Paraná (FEAPAES) estão, pela primeira vez, em exposição no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, como parte das celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.  “O objetivo é tornar as pessoas com deficiência protagonistas de suas próprias histórias”, ressalta Thiago Alberto Aparecido, integrante da diretoria da FEAPAES. A exposição, aberta ao público, pode ser vista até o dia 25 (quinta-feira).

Juntas, as duas instituições atendem a mais de 45 mil pessoas com deficiência no estado. É o caso da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE), que fica no bairro Tarumã, em Curitiba e que faz cerca de dois mil atendimentos por mês, especialmente na área da reabilitação. “Participando dos trabalhos da área pedagógica, os nossos assistidos ganham autonomia e podem ter um convívio social. E, através da arte, eles podem se expressar. Estar aqui hoje é o resultado disso”, diz Michele Faustino, integrante da equipe de captação de recursos da AFECE.

A Semana, instituída em 1964 para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, neste ano é focada na necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O tema é “Superar Barreiras Para Garantir Inclusão” e o propósito é chamar a atenção para mostrar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda enfrentam resistências. “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”, descreve o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Ainda existe uma barreira em torno das pessoas com deficiência, mas há avanços nesse protagonismo e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem essa função”, reforça Thiago.

A Assembleia Legislativa do Paraná possui servidores com deficiência, tanto em gabinetes parlamentares, como na administração e a ideia é que novas contratações surjam ao longo dos anos.  “Aqui mesmo na Assembleia Legislativa, temos percebido que pessoas com deficiência estão sendo incluídas entre os servidores, o que já demonstra avanços”, acrescenta o diretor da FEAPAES.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação