Seminário na Assembleia Legislativa debate os temas da Gestão Inteligente e da Inovação Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost, para quem boas ideias e bons modelos também podem e devem dar maior eficiência ao poder público.

14/09/2017 17h00 | por Rodrigo Rossi
Seminário "Gestão Inteligente e Inovação" por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).

Seminário "Gestão Inteligente e Inovação" por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Noemi Froes/Alep

Seminário "Gestão Inteligente e Inovação" por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu nesta quinta-feira (14) o I Seminário Estadual de Gestão Inteligente e Inovação. A iniciativa atendeu a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), que destacou a importância da interação com os novos projetos de gestão tecnológica e as experiências de sucesso da iniciativa privada e que podem, inclusive, auxiliar na diminuição da burocracia e na otimização dos serviços públicos.

“Inovação e gestão são temas que precisam ser trazidos para o Legislativo, porque boas ideias e bons modelos podem dar maior eficiência ao poder público, e com menor custo. O mundo vive um momento em que as tecnologias ganham cada vez mais importância e empreender é fundamental”, disse o parlamentar, que lembrou ainda, ao abrir o evento.

Vários casos de sucesso foram apresentados à plateia, formada na sua maioria por profissionais da área de tecnologia e estudantes. Entre os participantes, a gestora Marcia Cavalcante Rodrigues, da empresa Curitiba Angels, que financia projetos de inovação, falou sobre o grande potencial do mercado para as novas ideias. “Somos financiadores de oportunidades, investidores individuais em busca de bons modelos, ideias e projetos. Com isso geramos empregos e mudamos a realidade social a partir do fomento da inovação, porque é na necessidade que surge a inovação”.

Incentivar a participação de estudantes para aprimorar tecnologias também foi uma das propostas do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), professor Paulo Cesar Porto Martins. “É um desafio que temos, porque os melhores projetos de inovação, de criação e gestão empreendedora nascem dos bancos escolares, das faculdades. Por isso é necessário que tenhamos uma política de incentivo mais efetiva em todos os níveis educacionais”.

Exemplos de negócios voltados à sustentabilidade, como é o caso da Inova Green, de energia renovável, e da Lilibox, voltada para produtos estéticos, foram ainda apresentados pelos seus responsáveis, Lorena Castanho Chagas e Rafael Rodrigues Luciano, respectivamente. Em seguida, o publicitário e idealizador do Rock in Rio, Evandro Barreto, também falou aos presentes.

O Legislativo ainda homenageou diversos jovens empreendedores de destaque no Paraná, como forma de reconhecimento pelo dinamismo, inovação e práticas sustentáveis nas suas áreas de atuação.

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação