Seminário Sobre Regiões Metropolitanas

17/04/2007 17h39 | por Assessora de Imprensa / Laura Sica / (41) 3350-4157 - 9985-6667 / www.pagina13pr.org.br
O deputado estadual Elton Welter(PT) promove amanhã, 18, Seminário Legislativo sobre Regiões Metropolitanas e Planejamento e Gestão de Desenvolvimento Regional Integrado. O Seminário acontece no Plenário da Assembléia Legislativa com início às 9 horas e com término previsto para as 13 horas. Programação: Abertura - (20 min - 09h00/09h20)Início dos trabalhos, apresentação dos participantes, com manifestação do Dep. Nelson Justus (Presidente da ALEP), Dep. Welter (Proponente do Seminário), Enio Verri (Secretário de Estado do Planejamento) e Forte Netto (Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano) – 3 minutos cada. Exposição de Temas - (2 horas - 09h20/11h20)2.1. Aspectos jurídico-institucionais no planejamento e estruturação de gestão regional: regiões metropolitanas, aglomerações urbanas, microrregiões e regiões de desenvolvimento econômico integrado. (30 min - 09h20/09h50)Paulo José Vilela Lomar - Advogado, Mestre em Direito do Estado. Foi chefe da assessoria jurídica da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo e da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo. Consultor Jurídico em projetos e planos de diversas entidades públicas, inclusive no que resultou na Lei dos Consórcios Públicos. Autor de diversos artigos em publicações especializadas. 2.2. A gestão urbana: o crescimento das cidades e o desafio de sua gestão, o atual período de transição da história, a aceleração das mudanças, um mundo de cidades e favelas, o arquipélago urbano; formas de gestão urbana, critérios para a escolha da forma de gestão; comentários sobre algumas alternativas, como consórcio intermunicipal, conselhos de desenvolvimento, planos regionais e regiões metropolitanas. (30 min - 09h50/10h20)Jorge Wilheim - Arquiteto e Urbanista. Foi secretário de planejamento do município de São Paulo e também do Estado de São Paulo em vários governos, bem como presidente da Empresa de Planejamento da Grande São Paulo. Membro do Instituto de Estudos Avançados da USP. Conferencista e professor convidado de diversas Universidades em diversos países. Responsável por diversos planos e projetos urbanísticos, inclusive o Plano Diretor Básico de Curitiba (1965) e da Cidade Industrial de Curitiba (1973) e de Londrina (1996/7). Foi consultor da SEDU nos Estudos de Estratégia de Desenvolvimento Urbano do Paraná (2005). Autor de inúmeras obras científicas sobre o tema.2.3. Organização territorial no Paraná: situação e propostas. O arranjo institucional. (30 min - 10h20/10h50) Rajindra Kaur Singh - Arquiteta e Urbanista. Participação como técnica e consultora em dezenas de planos de planejamento urbano, regional e ambiental, em vários governos do Estado do Paraná e também dezenas de municípios paranaenses. 2.4. Aglomerações Urbanas paranaenses: o sentido da institucionalização de regiões metropolitanas. (30 min - 10h50/11h20)Rosa Moura - Geógrafa. Pesquisadora do IPARDES. Autora de diversos artigos sobre o tema em publicações especializadas. Debates - (1h30 min - 11h30/13h00)Perguntas e debates entre os participantes com os palestrantes.