Servidores participam de curso sobre boas práticas no atendimento à pessoa com deficiência Evento contou com a participação de servidores públicos em busca de melhorar a qualidade do atendimento à população.

07/03/2024 17h47 | por Rafael Guareski
Curso ocorreu ao longo de toda a tarde desta terça-feira (7), no Plenarinho da Casa.

Curso ocorreu ao longo de toda a tarde desta terça-feira (7), no Plenarinho da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Curso ocorreu ao longo de toda a tarde desta terça-feira (7), no Plenarinho da Casa.

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (07) no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná o Curso “Capacitação sobre a pessoa com deficiência: Conceitos e boas práticas de atendimento”. A ação foi promovida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), em parceria com a Escola do Legislativo e a Defensoria Pública.

Durante o encontro, os participantes puderam aprender conteúdos importantes sobre as pessoas com deficiência, o histórico de participação social, conceitos e terminologias adequadas, categorias de deficiência e suas especificidades; dados sobre a população com deficiência; garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência e a legislação brasileira que protege esses direitos, além do modelo biopsicossocial da deficiência e capacitismo. Os dados foram apresentados pela assessora de inclusão e acessibilidade da Defensoria Pública do Paraná Flávia Cordeiro Portela.

Com deficiência visual, Flávia trabalha na área desde 2011, sempre defendendo melhores condições para as pessoas com necessidades especiais, e mais conscientização da população em geral. “Para que possamos desconstruir tudo isso, é necessário cada vez mais informação sobre o assunto. É preciso mais convívio com as pessoas com deficiência. O processo histórico de participação deste grupo na sociedade é recente e por isso fazemos eventos como este para que possamos falar mais sobre isso. É importante para que possamos ter mais bagagem e saber o que não devemos fazer, ou mesmo falar, quando se trata de pessoas com deficiência” disse.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, o evento foi uma oportunidade aos servidores públicos para que possam cada vez mais se atualizar e melhorar a qualidade do atendimento à população. “Estamos em um ano com muitos eventos, cursos e capacitações, e esse é extremamente importante. Mais uma parceria da Escola do Legislativo com a Defensoria Pública do Paraná, desta vez, proporcionando aos servidores, mais uma oportunidade de receber conhecimento para atender a população paranaense, com ainda mais qualidade. Ter um servidor qualificado é a garantia de que teremos um atendimento de qualidade para população”.

Este foi o primeiro curso de capacitação exclusiva para o atendimento de pessoas com deficiência feito pela Defensoria Pública para o público externo. Segundo o coordenador de projetos especiais e defensor público, doutor Matheus Munhoz, a informação e conscientização são essências para melhorar a acessibilidade às pessoas com deficiência. “Estamos trazendo mais conscientização para inclusão da acessibilidade na questão do atendimento da população com deficiência. Isso é uma prática que estamos adotando dentro da Defensoria Pública do Paraná, que tem dado muito certo, e que resolvemos replicar dentro dos principais ambientes públicos que atendem a população. Como aqui na Assembleia Legislativa já temos uma parceria de longa data, e é um local que a população procura diariamente, em busca de politicas públicas e demandas relacionadas ao acesso ao direito, estamos iniciando por aqui as palestras de orientação”.

Atualmente estimasse que no Brasil mais de 18 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número corresponde a 8,9% da população brasileira.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação