Sessão especial marca o coroamento das atividades do "Agosto Azul"

29/08/2012 18h22 | por Sandra C. Pacheco

O jogador “Giba”, atleta paranaense campeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei, foi um dos homenageados. Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial na tarde desta quarta-feira (29) em comemoração ao “Agosto Azul”, instituído pela Lei nº 17.099, de 23 de março de 2012, de iniciativa da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), como forma de estimular a definição de políticas públicas de ações educativas e preventivas da saúde do homem, nos moldes do “Outubro Rosa”, que trata da saúde da mulher.

O evento homenageou homens que, de alguma forma, estão envolvidos nessa campanha ou que se destacam em sua área de atividades no estado. Um dos homenageados foi o jogador Gilberto Amaury de Godoy Filho, o “Giba”, atleta paranaense campeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei que, a par de se destacar pelo talento, dedica-se à campanhas de combate ao câncer. Durante a sessão, ele exibiu um audiovisual onde destaca a importância do esforço de todos, poder público e sociedade, nessa luta.

Prevenção – A sessão foi presidida pelo deputado Pedro Lupion (DEM) e a deputada Cantora Mara Lima abriu os pronunciamentos fazendo um breve histórico da origem da lei, conclamando homens e mulheres para que se juntem nesse esforço para reverter o quadro de mortes precoces que poderiam ser evitadas através da prevenção. Ela lembrou que o Paraná é pioneiro nessa iniciativa de organizar ações educativas para conscientizar o cidadão sobre a importância dos exames preventivos.

Em seguida falaram os deputados Bernardo Carli (PSDB), Evandro Junior (PSDB), Stephanes Junior (PMDB), Rasca Rodrigues (PV), o primeiro secretário Plauto Miró Guimarães (DEM), Roberto Acioly (PV), Pastor Edson Praczyk (PRB), Teruo Kato (PMDB) e Francisco Bührer (PSDB), enaltecendo as medidas preconizadas pelo “Agosto Azul” e apresentando seus homenageados.

Representando o governador Beto Richa (PSDB) e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o coordenador da Divisão de Promoção da Saúde de Adultos e Idosos da secretaria estadual de Saúde, Rubens Bendlin, saudou a lei que instituiu o “Agosto Azul” como um importante instrumento para dar visibilidade à causa. Recordou que a política voltada para a saúde do homem começou a ser discutida no Paraná em 27 de agosto de 2009. Pesquisas feitas depois disso mostraram um quadro alarmante: de cada cinco mortes ocorridas na faixa entre os 18 e os 59 anos, três são de homens. Quando a faixa é reduzida, de 18 a 30 anos, de cada cinco mortes, quatro são de homens. Bendlin chamou a atenção para o peso da violência como fato determinante das mortes de homens: 90% dos casos de agressões registrados no Paraná envolvem homens, assim como 80% dos acidentes de trânsito. Reforçando a necessidade de exames preventivos nas áreas de cardiologia, saúde mental, pneumologia e uro-oncologia, observou que sociedade e poder público devem trabalhar juntos para reverter as atuais estatísticas.

Findos os pronunciamentos, foram distribuídos os diplomas de menção honrosa. Entre os homenageados estavam, além de Giba, o ex-chefe de gabinete do ex-governador José Richa, administrador de empresas e diretor de gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas Hermas Brandão, Gastão Gomes Santos, o farmacêutico Lauro Stelfeld Filho, o pipoqueiro e palestrante Valdir Novaki, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro, o médico urologista Manoel Antonio Guimarães e o empresário Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira.

Participaram do evento, além dos deputados já citados, Leonaldo Paranhos (PSC) Ademir Bier (PMDB), Adelino Ribeiro (PSL), Gilson de Souza (PSC), Luiz Accorsi (PSDB), Cleiton Kielse (PEN), o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL, Tânia Gomez, entre várias outras personalidades.

Como idealizadora do “Agosto Azul”, a deputada Mara Lima fez um agradecimento especial aos parceiros da campanha: o Governo do Estado, as secretarias de Saúde, de Comunicações, da Família e Desenvolvimento Social, do Esporte, a 5ª Região Militar e a 5ª Divisão de Exército, a Policia Militar, o Serviço Social do Comércio (SESC-PR), a Copel, a Sanepar, a TV Educativa e o HUMSOL.