
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) promove no próximo dia 14, a partir das 9 horas, sessão solene em homenagem aos 80 anos do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). A iniciativa é do deputado Goura (PDT), cujo pai, Jaques Brand, é poeta e jornalista. Ainda na ocasião serão entregues menções honrosas a pessoas que fazem parte da história de luta e resistência do Sindicato.
“O SindijorPR, ao longo da sua história, vem desempenhando um papel importantíssimo na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do jornalismo e também na defesa intransigente da liberdade de imprensa, do direito à informação e da democracia”, afirma o deputado.
A presidenta do SindijorPR, Aline Reis, ressalta que a sessão solene encerra uma sequência de atividades alusivas aos 80 anos, iniciada com a realização do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas.
“Para nós, que atualmente estamos na linha de frente do sindicato no Paraná, celebrar essa data também é uma forma de preservar a memória de luta do Sindijor. Estamos muito orgulhosos e honrados com a homenagem, que só reforça nossa responsabilidade quanto à manutenção e ampliação do nosso trabalho”, avalia.
Representante do Paraná na Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a diretora-executiva do SindijorPR, Marcia Raquel de Oliveira, integrou a articulação para a realização da sessão solene.
“Além de marcar essa data, que é tão significativa para a categoria, também achamos importante homenagear as pessoas que ajudaram e têm ajudado a construir o movimento sindical de jornalistas no Paraná”, declara.
A entrega das menções honrosas também irá contemplar jornalistas do interior do Paraná e profissionais de outras áreas. “Nós tentamos, ao máximo, contemplar nomes de todas as regiões do estado, pois, ao longo desses 80 anos, essas pessoas têm sido tão importantes quanto aquelas que estão mais próximas da sede, em Curitiba”, observa a presidenta Aline Reis.
A atividade acontecerá no Plenário da Alep e além de receber as pessoas homenageadas e acompanhantes, também será aberta a toda a categoria e representantes de entidades parceiras do SindijorPR. Não é necessário convite nominal para acessar o Plenário e acompanhar a sessão.