Sessão Solene nesta quarta-feira (24) homenageia atletas e técnicos do paradesporto do Paraná
Proposição do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD) e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), nesta quarta-feira (24), às 14 horas, no Plenário da Casa serão homenageados com menção honrosa, 89 atletas e técnicos do paradesporto do Paraná, que representam o estado em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, os Jogos Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.
Um dos proponentes da homenagem, o deputado Pedro Paulo Bazana ressaltou que "reconhecer os atletas e técnicos do paradesporto do Paraná é essencial não apenas para celebrar suas conquistas e talentos, mas também para promover a inclusão e valorização das pessoas com deficiência na sociedade. Além disso, o reconhecimento ajuda a aumentar a visibilidade do paradesporto, sensibilizando a comunidade para a importância da acessibilidade e igualdade de oportunidades no esporte".
Os atletas e técnicos do paradesporto em destaque representam a importância do desenvolvimento esportivo paranaense de formação e alto rendimento. Entre as principais conquistas estão:
- Jogos Paradesportivos do Paraná: competição de 2023 que contou com mais de 2 mil atletas, de 49 municípios, numa participação recorde. Foram disputadas 17 modalidades paradesportivas.
- Paralimíadas Escolares: os atletas paranaenses conquistaram 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em São Paulo.
- Medalhas paralímpicas em Tóquio: foram nove medalhas conquistadas por paranaenses nos Jogos Paralímpicos: três de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
- Medalhas no Parapan 2023: paratletas paranaenses contribuíram com 8 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. Se o Paraná fosse um país, estaríamos ocupando o 10º LUGAR no quadro geral de medalhas.
Serão premiados atletas de 23 municípios nas modalidades de atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, judô, levantamento de peso, natação, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro esportivo, triathlon e vôlei sentado.
Serviço:
Sessão Solene - Homenagem aos "Atletas do Paradesporto que representam o Estado do Paraná"
Data: 24/4/2024
Horário: 14:00
Local: Plenário (DEPUTADO WALDEMAR DAROS) – Assembleia Legislativa do Paraná
Notícias Relacionadas
Deputado Bazana (PSD) oferece apoio às APAEs e coirmãs na apresentação de projetos ao Pronas/PCD
Edital permite captar recursos para ampliar e qualificar serviços de saúde às pessoas com deficiência.
Leia mais
Deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) reforça compromisso com a pauta do TEA no Dia Nacional do Orgulho Autista
Data celebra a neurodiversidade e destaca a importância de políticas públicas voltadas à inclusão, à autonomia e à qualidade de vida das pessoas autistas.
Leia maisAssembleia debate demandas e soluções para ampliar a liderança da produção de tilápia no Paraná
Iniciativa foi do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) e reuniu criadores e especialistas do setor.
Leia mais
Audiência pública na Alep debaterá cadeia produtiva da tilápia e aquicultura no Paraná
Organizado pelo deputado Bazana (PSD), evento reunirá representantes do setor produtivo, entidades técnicas, órgãos públicos e lideranças políticas para debater os avanços e desafios da aquicultura paranaense.
Leia mais