Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná participa do Grande Expediente na Assembleia Legislativa Convidada da deputada Ana Julia (PT), a diretoria do SindiJor/PR compareceu à sessão plenária para solicitar apoio a PEC 206/2012.

29/05/2023 17h43 | por Antônio Dilay

A convite da deputada Ana Julia (PT) a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindiJor/PR) compareceu à sessão plenária desta segunda-feira (29).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A convite da deputada Ana Julia (PT) a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindiJor/PR) compareceu à sessão plenária desta segunda-feira (29) para discorrer sobre questões relacionadas ao jornalismo, a liberdade de imprensa e solicitar apoio dos deputados estaduais para que a Câmara Federal aprove a proposta de emenda constitucional nº 206/2012 que resgata a obrigatoriedade do diploma de jornalista e comunicador para o exercício da profissão.

A deputada Ana Julia (PT) explicou que “o Grande Expediente de hoje foi para valorizar esta profissão tão importante e que leva o acesso à informação para nossas as nossas vidas, mas infelizmente vem sendo sistematicamente desvalorizada, precarizada e desrespeitada tudo por conta de um alastro de desinformação em prática crescente atualmente.

Sobre o caráter obrigatório do diploma de jornalista, a deputada Ana Julia reforçou que apoia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 206/2012 e se somará aos esforços “em sensibilizar os deputados federais do estado do Paraná para que votem a favor desta PEC e assim, espera que a Emenda Constitucional seja aprovada com a maior rapidez possível”.

O presidente do SindJor/PR, Célio Martins explicou que a presença da diretoria do sindicato na Assembleia Legislativa hoje traz quatro grandes questões nacionais que necessitam do apoio dos parlamentares estaduais no intuito de “pressionar a bancada federal do Paraná na votação positiva de cada tópico.

“ A primeira questão é a necessidade de uma nova regulamentação profissional que já tem 44 anos, e em função das novas formas de se produzir informação hoje, ela apresenta-se defasada. A segunda questão é a da exigência do diploma de jornalista. O terceiro tópico trata da violência contra jornalistas e por fim, mas não menos importante a remuneração do profissional por conteúdo produzido e distribuído pelas chamadas Big Techs”, concluiu Célio Martins.

A diretora executiva do SindiJor/PR e integrante da Comissão de Mulheres Jornalistas da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Silvia Valin, apresentou as pautas na sessão plenária em nome do sindicato e reforçou as questões pertinentes à violência sofrida diariamente. “ Nos últimos anos, nós jornalistas sofremos um forte ataque de violência política e física, especialmente a misoginia e toda vez que debatemos este tema, nós estamos dando voz a uma série de mulheres jornalistas que estão sofrendo diariamente dentro da sua própria profissão, então toda ajuda é importante e ter a oportunidade de falar sobre este assunto na Plenária da Casa é muito relevante”.

“No início do ano foi criado o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores e dentro desta primeira reunião do observatório nós tivemos o primeiro relatório apresentado e só em quatro dias, nós tivemos 46 denúncias de violência contra jornalistas e é claro que as mulheres são o principal alvo dessa violência. Então a nossa fala é de aleta e de lembrança que mulheres jornalistas também são profissionais e merecem o seu devido respeito”, completou a jornalista Silvia.

A Lei estadual nº 21.393 de 10 de abril de 2023, proposta pela deputada Luciana Rafagnin (PT) através do projeto de Lei nº 133/2022, instituiu a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia, a ser comemorada na primeira semana do mês de abril por ocasião do Dia Nacional do Jornalista, 07 de abril e foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.