Situação do abastecimento de combustíveis pode piorar se não mudar política de preços, alerta Tercilio
O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) alertou novamente que se governo federal e a Petrobras não mudarem a política de preços dos combustíveis, atualmente submissa ao mercado internacional, o Brasil corre o risco de enfrentar problemas ainda maiores nos próximos meses. “O movimento dos caminhoneiros tem apoio popular porque os brasileiros não suportam mais os valores abusivos do diesel, da gasolina, do álcool, do gás de cozinha. A situação tende a piorar se não definirem medidas definitivas”, afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (29).
Tercílio destacou que as refinarias da Petrobras operam com 30% de ociosidade, embora estejam estruturadas para refinar 100% do petróleo extraído no País. “O custo de produção é igual, com capacidade total ou parcial. Quer dizer, a empresa está gastando o mesmo que se refinasse todo o petróleo. O pior é que o Brasil exporta óleo cru e importa derivados, pagando muito mais caro por causa da cotação do dólar”, ressaltou.
“A política de preços parece querer diminuir a importância da Petrobras. A prática de importar derivados de petróleo refinado atende aos interesses do mercado internacional. A Petrobras tem o quinto maior parque de refino do mundo, o Brasil representa o oitavo maior potencial de consumo”, disse o deputado, citando que o governo já demonstrou intenção de vender quatro refinarias, inclusive a Repar de Araucária.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa do Paraná envia requerimento à ANTT cobrando explicações sobre instalação de pedágio eletrônico
Deputados criticam deslocamento de pontos de cobrança, possíveis impactos a moradores e trabalhadores, e questionam previsão contratual do sistema free flow.
Leia mais
Deputado Delegado Tito Barichello (União) propõe levantamento inédito sobre pessoas em situação de rua no Paraná
Leia mais
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca Caminhos dos Anjos e projetos sociais do Santuário São Miguel Arcanjo
Leia mais
Sudoeste vai integrar pesquisa regional de preços ainda este ano
Levantamento mensal monitora a variação nos preços de alimentos e bebidas.
Leia mais