Solenidade marca comemorações dos 60 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil

17/11/2011 15h10 | por Nádia Fontana (com informações do Gab. Parlamentar e da Presidência)

Presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná, Irineu Rodrigues, recebe menção honrosa durante sessão solene.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

O incansável trabalho social e de evangelização realizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Brasil marcou de forma especial a sessão solene em comemoração ao aniversário de 60 anos da instituição, que aconteceu na noite da última quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que destacou a importância da Igreja Quadrangular, que com suas ações conquistaram papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa.

“Quero parabenizar a todos os pastores pelo trabalho de evangelização que fez ampliar em muito o número de fiéis por todo o estado e também pelas ações sociais desenvolvidas em benefício dos paranaenses”, afirmou Rossoni. O presidente agradeceu a presença dos fiéis da igreja, que lotaram o Plenário da Assembleia, e ressaltou que eles estavam ali em um bom momento, para trazer paz ao Legislativo. “A presença dos senhores traz para dentro desta Casa a tão desejada paz ao Poder Legislativo. Essa cerimônia acontece em uma boa hora, porque é o que mais precisamos, de pessoas de bom caráter, de pessoas que apoiem as ações implementadas para que essa Casa seja a verdadeira Casa dos paranaenses”.

A homenagem foi proposta pelo deputado Gilson de Souza (PSC), que enalteceu a atuação de todos os seus membros: “Tenho muita alegria em dizer que faço parte desta igreja, que tem feito um trabalho muito importante, durante todos esses anos, na recuperação de vidas. Uma igreja que tem tratado as famílias com todo o amor e respeito, e que tem trabalhado pela unidade da família”, ressaltou o parlamentar, que é pastor da Igreja Quadrangular e líder da bancada Evangélica na Assembleia. Ele destacou ainda as ações desenvolvidas pela instituição voltadas para a recuperação de dependentes químicos e alcoólatras. “Temos procurado fazer um trabalho que possa honrar a nossa pátria e as famílias brasileiras”.

Fundação – O parlamentar lembrou também da coragem da evangelista Aimee Semple McPherson, fundadora da IEQ. “A Igreja Quadrangular foi fundada por uma mulher muito corajosa, que tinha a sua família, mas que dedicou boa parte de sua vida na pregação do Evangelho em vários países”, sublinhou. De acordo com o deputado, além de disseminar o Evangelho e a cura espiritual, o chamado “Quadrangular” consiste em pregar Jesus Cristo como o Salvador: “Jesus Cristo priorizou pessoas e a Igreja do Evangelho Quadrangular tem também priorizado pessoas, e todas as suas ações visam o bem-estar do ser humano, não somente dos membros da igreja, mas de todas as pessoas que precisam de ajuda, independentemente do credo religioso ou raça”, ensinou.

Gilson de Souza falou ainda sobre a solenidade que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, no início do mês, em comemoração aos 60 anos da IEQ. “Estivemos participando desta sessão solene, presidida pelo deputado Mario de Oliveira, que é o nosso presidente do Conselho Nacional da Igreja. Foi uma grande celebração onde houve um momento de oração em favor da presidente Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo fato dele estar doente”, disse.

Participaram da solenidade na Assembleia, o deputado Durval Amaral, secretário chefe da Casa Civil do Governo; o deputado federal André Zacharow (PMDB-PR); o deputado paulista pastor Jefferson Campos (PSB-SP), representando o presidente do Conselho Nacional de Diretores, pastor Mário de Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Diretores, Pastor Irineu Rodrigues; e os deputados estaduais Leonaldo Paranhos (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB), Ademar Traiano (PSDB) e Duílio Genari (PP), além de dezenas de conselheiros e superintendentes da IEQ.

Crescimento – Em 1922, a evangelista Aimee Semple McPherson fundou nos Estados Unidos a instituição que está presente hoje em mais de 140 países. No Brasil, a IEQ chegou em 1951, através do Pastor Harold Williams e com o apoio do missionário Jesus Hermínio Vasques Ramos, tendo construído seu primeiro templo na cidade de São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Atualmente, conta com 17.140 templos no país, 40.983 pastores e mais de três milhões de membros. No Paraná, a instituição está presente em 347 municípios, com 853 igrejas, 5.156 pastores e aproximadamente 250 mil membros.