Solenidade na Assembleia Legislativa comemorará os 35 anos da visita de São João Paulo II ao Paraná

03/07/2015 13h54 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Ronildo Pimentel.
Deputado Nereu Moura (PMDB).

Deputado Nereu Moura (PMDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Nereu Moura (PMDB).

A Assembleia Legislativa promoverá nesta segunda-feira (6), em seu Plenário, às 18 horas, uma sessão solene especial em homenagem aos 35 anos da visita do Papa João Paulo II ao Paraná, com apresentação de coral e de danças folclóricas polonesas. A cerimônia atende a uma proposição do deputado Nereu Moura (PMDB) e foi convocada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo.
Além das apresentações de coral e grupos de dança, serão homenageadas personalidades descendentes de poloneses ou vinculadas à histórica visita. Entre os homenageados estão o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo e o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Bienarski, anunciado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Blumenau, em Santa Catarina. Também serão reconhecidos pela Assembleia o cônsul geral da Polônia, Marek Makowski; o padre da Missão Católica Polonesa no Brasil, Zdzislaw Malczewski; a presidente da Representação Central da Comunidade Brasileiro – Polonesa no Brasil (BRASPOL), Rizio Wachowicz; a coordenadora do Memorial da Imigração Polonesa, Danuta Lisicki de Abreu; e o organizador da visita do Papa ao Paraná, Rafael Greca de Macedo.
A solenidade, em parceria com a Representação Central da Comunidade Brasileira-Polonesa no Brasil (Braspol), Missão Católica Polonesa no Brasil e Memorial da Imigração Polonesa no Brasil, terá a presença do arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e de diversas lideranças da comunidade católica.
Os 35 anos da primeira visita do Papa João Paulo II ao Paraná serão completados nos dias 5 e 6 de julho. Os festejos terão início no domingo, no Bosque do Papa, no Centro Cívico de Curitiba, com almoço típico e apresentações artísticas e culturais, saudações das etnias e uma Santa Missa, a partir das 16 horas, oficiada pelo reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski. As celebrações neste ano terão um significado maior para a comunidade católica, segundo o deputado Nereu Moura, devido ao falecimento do pontífice e da canonização dele, ocorrida em 22 de outubro. “É sempre importante recordar o Papa e os ensinamentos que ele deixou”, destaca.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação