Stephanes Junior Apoia Fim do Voto Secreto

19/09/2007 18h02 | por Leandro Espínola Araújo Abecassis / 41 3350-4026 - 3350-4226 / imprensa@stephanesjunior.com.br / www.stephanesjunior.com.br
O deputado estadual Stephanes Junior (PMDB) aderiu declarou seu apoio a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita no Congresso Nacional e pede o fim do voto secreto em todas as sessões plenárias do Congresso, inclusive nas votações de cassação de mandatos. A proposta foi aprovada na tarde de hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, apenas uma semana após a votação secreta da cassação do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que foi absolvido por 40 votos contra e 35 votos a favor de sua cassação. A sessão secreta gerou muita revolta da opinião pública e muita confusão no dia da sessão, na qual vários deputados federais com mandatos do STF tentaram acompanhar a sessão e foram barrados pelos seguranças da Casa, gerando tumulto, bate-boca e até agressões entre os parlamentares. “Vivemos num estado democrático de direito e a transparência deve ser uma das premissas no poder público, principalmente no legislativo, no qual seus representantes são eleitos pelo voto direto da população”, disse o deputado. Segundo o deputado é um direito do eleitor saber qual é o verdadeiro posicionamento de seu candidato. Stephanes Junior também foi um dos defensores do voto aberto e da implantação do painel eletrônico, quando ainda era vereador na Câmara Municipal de Curitiba, mas na ocasião a proposta não alcançou o apoio necessário para ser aprovada.