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Strapasson Conversa Com Secretário de Transportes Sobre Obras Na Rmc

06/12/2007 16h45 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO EDSON STRAPASSON/ Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
O deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) esteve nesta quinta-feira (06) em audiência na Secretária de Estado dos Transportes (Setr). O encontro com o secretário Rogério Tizzot foi para conversar sobre algumas obras importantes no setor de transportes para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em especial a duplicação da Rodovia da Uva (PR-417). O parlamentar também falou sobre a implantação de faixa adicional de tráfego (3ª faixa) nos trechos em rampa do Contorno Norte, bem como a conclusão do último anel do contorno, entre a PR-417 e a BR-116.Strapasson, quando secretário da RMC, deixou encaminhado um projeto para duplicação da Rodovia da Uva, no trecho entre o bairro Santa Cândida, em Curitiba, e a trevo de acesso ao Contorno Norte. Esse trecho da rodovia corta uma área altamente urbanizada e registra um tráfego intenso de veículos, especialmente caminhões. Preocupado com a situação, o deputado solicitou ao secretário que seja incluída na revisão orçamentária, para o exercício de 2008, a duplicação da PR-417. Segundo o secretário Tizzot, o governo do estado está buscando uma parceria com o governo federal para executar a obra.Para o deputado Strapasson, “a duplicação é essencial, visto tratar-se de um trecho já saturado, com grande fluxo de veículos, inclusive caminhões pesados e lentos. Tudo isso acarreta em constantes congestionamentos, dificultando e atrasando o trajeto dos usuários diariamente”. O parlamentar também pediu a recuperação de outro trecho dessa rodovia, chamado de “Rodovia das Grutas”, que dá acesso à região turística das Grutas de Bacaetava e também serve de corredor para a produção mineral e agrícola.3ª FAIXA – Quanto ao trecho do Contorno Norte, entre a Rodovia dos Minérios (PR-092) e a BR-277, Strapasson encaminhou a insatisfação de muitos usuários com a lentidão do trânsito, devido ao grande fluxo de caminhões. Como a via não dispõe de 3ª faixa nos trechos em rampa, os veículos leves são obrigados a andar atrás dos caminhões. O deputado pediu para que sejam construídas faixas adicionais nesses locais. Dessa forma, o trafego poderá fluir de maneira mais tranqüila, garantindo conforto aos usuários e segurança no trânsito de veículos.CONTORNO NORTE – A conclusão do último anel do Contorno Norte, trecho entre a Rodovia da Uva até a BR-116, é outra preocupação do deputado Strapasson. “Essa obra é extremamente necessária e será uma solução definitiva para o escoamento do tráfego pesado de toda a região norte metropolitana, além disso, vai alavancar o desenvolvimento e a valorização da região”, destacou.A luta pela conclusão do Contorno Norte é antiga. Quando secretário da RMC, Strapasson chegou até a encaminhar um projeto ao Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes (DNIT). De acordo com a Secretária dos Transportes, as perspectivas para realização da obra são reais. A BR-116 será pedagiada e o contrato de concessão prevê a conclusão do Contorno Norte pela empresa que venceu a licitação, no caso a OHL. O trecho deverá ter pista dupla com custos estimados em mais de R$ 57 milhões.

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