Strapasson Destaca Investimentos Para Regularização Fundiária Em Colombo

23/01/2008 15h18 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
“A exemplo do que foi feito na Vila Zumbi dos Palmares, esses recursos vão mudar a realidade física, de saúde e de futuro, resgatando a cidadania da população que reside em áreas de risco. O cidadão vai ganhar uma melhor condição de vida, especialmente os jovens e as crianças”, destacou o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) durante a assinatura do convênio que repassou recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a regularização fundiária e recuperação ambiental em três áreas de ocupação irregular localizadas em Colombo. O convênio foi assinado na última terça-feira (22) entre o governo federal, estadual, Caixa Econômica Federal (CEF) e a prefeitura municipal. O governador Roberto Requião, o deputado Edson Strapasson, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca e o prefeito J. Camargo assinaram o documento que destina R$ 19,8 milhões para os projetos que serão realizados no Jardim do Contorno, Jardim Marambaia e Vila Liberdade. Os investimentos na Vila Liberdade incluem também a Vila Ana Maria e EsperançaTodos estes locais têm em comum problemas de alagamento, pois estão em áreas próximas de rios. Segundo levantamento da Cohapar, serão beneficiadas mais de 900 famílias que vivem nessas áreas de risco. Os projetos prevêem a realocação das famílias para locais preparados com toda a infra-estrutura necessária, como ruas pavimentadas, calçadas, rede elétrica, água e rede de esgoto. Além de levar infra-estrutura para a população, os recursos também serão utilizados na recuperação ambiental das áreas de mananciais. Vila Nova - Strapasson também falou com o presidente da Cohapar, Rafael Greca, e o prefeito J. Camargo sobre a necessidade de estabelecer o avanço neste programa, levando também recursos para a “Vila Nova”, que é uma ocupação próxima dos Jardins Curitibano e Moinho Velho, também em Colombo. “Eu considero importante e prioritário a implantação de infra-estrutura de saneamento e a construção de vias de acesso no Vila Nova. A população que vive lá é humilde, carente e também precisa de apoio”, defendeu o deputado. Preocupado com as condições do local, Strapasson encaminhou uma solicitação em 2007 para que a Cohapar realize estudos que viabilizem a regularização fundiária. “É um projeto que precisa ser colocado na pauta do governo, para que o Vila Nova possa receber também investimentos”, finalizou.