Strapasson Encaminha Proposta de Industrialização Para Rmc

29/11/2007 22h15 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
O deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) esteve nesta quarta-feira (28) com o secretário de Estado da Indústria e Comercio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho. O parlamentar encaminhou uma proposta para o desenvolvimento dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em especial os localizados ao norte. Strapasson pede que sejam implementados distritos industriais nos municípios da RMC, como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico e social.A proposta de Strapasson é para que o governo do estado, em parceria com as prefeituras, estabeleça áreas de interesse que possam receber a instalação de indústrias. Uma vez determinado o local, seria implanta toda a infra-estrutura necessária, como pavimentação, drenagem, água e rede elétrica. A disponibilização da área poderia ocorrer através de um contrato de cessão ou venda, a um preço compatível, para indústria interessada. Para Strapasson, que é o representante da RMC na Assembléia Legislativa, além de viabilizar a infra-estrutura, o estado pode também oferecer outros incentivos. “Através de incentivos fiscais, o governo estadual pode estimular que empresas se instalem nessas regiões ávidas por desenvolvimento, que precisam de mais indústrias, gerando empregos e arrecadação. Com recursos em caixa, as prefeituras poderiam investir mais em saúde, educação e infra-estrutura, valorizando mais a região”.O deputado Strapasson cita como exemplo o município de Almirante Tamandaré, com mais de 100 mil habitantes, e Colombo, com quase 240 mil habitantes. “São municípios populosos que registram um déficit muito grande de empregos. A grande maioria da população deixa essas cidades para trabalhar na capital. Tamandaré, em especial, é um município que tem uma das menores receitas por habitante do Paraná. Isso reflete em uma elevada carga social”, destacou.Essa iniciativa encaminhada por Strapasson é de extrema importância para a RMC. “É um projeto de futuro, mas tem que ser enfrentado. Sou natural da RMC e tenho um carinho muito grande pela região. O projeto de industrialização é um caminho viável para melhorar a qualidade de vida do cidadão, com a geração de empregos e o fortalecimento econômico dos municípios. Já falei com o secretário da Indústria e alguns prefeitos. Agora, vou levar a proposta até o governador Requião”, finalizou.