Strapasson Solicita Construção de Centro de Saúde da Mulher Em Itaperuçu

26/07/2007 14h45 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
Mesmo com o recesso da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) segue trabalhando pela população da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No último dia 18, Strapasson foi até a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para saber sobre a construção do Centro de Saúde da Mulher (CSM), no município de Itaperuçu. O parlamentar conversou com o diretor da Sesa, Carlos Manuel Vasconcelos, e com a diretora da 2º Regional de Saúde Metropolitana, Marinalva Gonçalves da Silva.Strapasson, representante da região na Assembléia Legislativa, está lutando junto ao governo estadual para que a obra aconteça. “É uma obra importante que vai tratar especificamente da saúde da mulher, em todos os seus aspectos e que, certamente, vai proporcionar um atendimento digno para a cidadã itaperuçuense”, destacou o deputado.A obra será construída pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), com recursos da Sesa. Segundo Marinalva, a secretaria estadual de saúde está em contato com a prefeitura municipal para a definição do local onde será construído o Centro de Saúde da Mulher. Igualdade no atendimento do SUS - O deputado Edson Strapasson recebeu informação sobre existência de duas filas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais de Curitiba: uma para o cidadão curitibano e outra para o cidadão metropolitano. O parlamentar considerou o procedimento discriminatório e injusto.Strapasson vai organizar uma cruzada, mobilizando prefeitos, vereadores e lideranças regionais da RMC, bem como a secretaria estadual de Saúde e a Assembléia Legislativa (AL), para cobrar uma mudança na maneira que é feita à gestão do SUS. O parlamentar vai propor um debate na Comissão de Saúde da AL, mobilizando todos os seguimentos da sociedade. “Precisamos repensar o SUS, especialmente naquilo que se refere à metrópole. Sei que Curitiba é gestão plena, mas nós temos que considerar que ela é também construída pelo cidadão metropolitano. E não podemos discriminar dessa forma, diferenciando o cidadão curitibano do cidadão metropolitano, pois Curitiba é metropolitana, faz parte da RMC. A nossa metrópole é Curitiba, portanto, não dá para admitir duas filas”, finalizou o deputado.