Strapasson Verifica Andamento de Ações Propostas Para Saúde da Rmc

20/07/2007 17h58 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
Mesmo com o recesso da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) segue trabalhando pela população da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na última quarta-feira (18), Strapasson foi até a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para saber sobre o andamento de algumas solicitações para os municípios de Colombo, Itaperuçu e Rio Branco do Sul. O parlamentar conversou com o diretor da Sesa, Carlos Manuel Vasconcelos, e com a diretora da 2º Regional de Saúde Metropolitana, Marinalva Gonçalves da Silva.Para a população colombense, Strapasson solicitou o repasse de R$ 500 mil para aquisição de equipamentos, a fim de que o novo Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã comece a atender o cidadão. “Conversei com o Vasconcelos, que é o diretor geral, para saber sobre o repasse dos recursos estaduais para aquisição de equipamentos, pois são importantes e vão possibilitar o funcionamento do novo Pronto Atendimento, pelo menos inicialmente, pois o valor total dos equipamentos é bem maior”, disse o deputado que está pedindo agilidade no processo. O governo do estado investiu R$ 1,4 milhão na construção do novo Pronto Atendimento. A obra já está concluída, aguardando os equipamentos e a elaboração do sistema de gestão. Segundo o diretor da Sesa, estão sendo tomadas as providências para acelerar a liberação dos recursos.Outro assunto tratado por Strapasson na Sesa foi à construção de um Centro de Saúde da Mulher (CSM), no município de Itaperuçu. Segundo Marinalva, a secretaria estadual de saúde está em contato com a prefeitura municipal para a definição do local onde será construído, pelo governo do estado, o CSM. Para o deputado Strapasson, “é uma obra importante que vai tratar especificamente da saúde da mulher, em todos os seus aspectos e que, certamente, vai proporcionar um atendimento digno para a cidadã itaperuçuense”.O último assunto da pauta do parlamentar com a secretaria de saúde tratou de um pedido para Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul. Strapasson solicitou que fosse realizada uma análise para que o hospital receba medicamentos do estado, bem como equipamentos para o atendimento básico e cirurgias de baixa complexidade. “A minha proposta é que o hospital de Rio Branco seja fortalecido, equipado e melhorado, de forma a atender melhor a população rio-branquense. E para isso será necessária a participação do governo estadual com apoio financeiro, no custeio do hospital, para que deixe a condição de hospital municipal e assuma uma postura de hospital regional, possibilitando um atendimento mais amplo”, finalizou Strapasson.