Sudoeste Também Vai Ganhar Universidade Federal

18/03/2008 17h33 | por Thea Tavares / 41 3350-4380 - 3350-4087 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
O Sudoeste do Paraná brigou tanto que conseguiu: a região abrigará o segundo campus paranaense da futura Universidade Federal Fronteira Sul, que será instalado no município de Realeza em 2009. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) recebeu a notícia nesta segunda-feira (17) do próprio ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, quando em visita à Brasília. Além disso, o secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, telefonou pessoalmente à deputada e ao prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, para transmitir a boa nova. O ministro esteve em Francisco Beltrão no último sábado (15), onde se reuniu com a comissão regional do movimento pela universidade da mesorregião e assumiu publicamente o compromisso com as lideranças locais de buscar o diálogo com o seu colega ministro da Educação, Fernando Haddad, para que incluísse o Sudoeste no projeto de expansão do ensino superior do governo federal. Paulo Bernardo também almoçou com militantes do PT do Sudoeste, que reforçaram o pedido, acompanhado da presidente do partido no Estado, Gleisi Hoffmann, e da deputada Luciana. A deputada Luciana, que sempre batalhou para que o Paraná, a exemplo do Rio Grande do Sul, também fosse contemplado com dois campi da nova universidade, comemorou na Assembléia Legislativa do Paraná essa conquista. “É mais que um sonho que se realiza. É uma necessidade da região e um impulso significativo no plano de desenvolvimento local, aproximando as oportunidades de estudo e de profissionalização dos nossos jovens”, disse. Nesta quarta-feira (19), acontecerá em Chapecó, SC, uma nova rodada de planejamento do Grupo de Trabalho composto pelo MEC e por lideranças dos três estados do Sul sobre a implantação da Universidade Federal Fronteira Sul. O Presidente Lula, que deverá vir esta semana ao Paraná, fará o anúncio oficial das novas instalações federais de ensino superior no Estado: em Realeza e em Laranjeiras do Sul.