NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Sugestão de Pauta:
17h43
por Assessoria de Imprensa / (41) 3350-4250 - 9621-2141
Fonte: MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO PÉRICLES DE MELLO
2 min de leitura
1.018 visualizações
O Centro de Estudo, Defesa e Educação Ambiental (Cedea-PR) promove na próxima quarta-feira, dia 14, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, um seminário para discutir questões socioambientais com o debate sobre “Rios, Barragens e Geração de Energia Elétrica no Paraná”. O evento, com início às 14 horas, também servirá para comemorar o Dia Nacional de Luta contra Barragens. A realização do seminário contou com o apoio do deputado estadual Péricles de Mello (PT). De acordo com a coordenadora geral do Cedea, Laura Jesus de Moura e Costa, um dos objetivos do seminário está em localizar a discussão da geração de energia hidrelétrica dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e debater a política nacional de geração de energia. O Cedea também vai colocar em pauta os impactos ambientais que o Paraná pode sofrer com a construção de duas novas usinas hidrelétricas: a usina de Mauá, no Rio Tibagi e a de Tijuco Alto, na bacia do Ribeira. Segundo Péricles, a importância desse debate está em ouvir as questões propostas pelos coordenadores do Cedea, para uma melhor analise de ações que revertam na preservação do meio ambiente no Estado.O Cedea também vai propor que a bacia do Ribeira se torne patrimônio nacional e da humanidade pela biodiversidade que a região apresenta. “Nessa localidade encontram-se cavernas, comunidades tradicionais quilombolas, pescadores, matas ciliares e uma extensa fauna e flora”, defende Laura Costa. Programação Preliminar:14h00 – Abertura – pronunciamento das autoridades presentes, deputados estaduais, etc. 14h20 – Pronunciamento do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens – Hélio Mecca.14h40 – Pronunciamento do CEDEA – Laura Jesus de Moura e Costa.15h00 – Pronunciamento do Professor Sevá – Unicamp / SP. 15h20 – Pronunciamento da LIGA AMBIENTAL – Rafael Ferreira Filippin. 15h40 – Debate.16h00 – Intervalo para o cafezinho. 16h15 – Pronunciamento do Ministério Público Federal – João Akira Omoto (Londrina). 16h35 – Pronunciamento do Ministério Público Estadual do Paraná – Dr. Saint-Clair Honorato Santos e / ou Dr. Robertson Fonseca de Azevedo.16h55 – Pronunciamento do Prof. Helvio Rechi – Instituto de Engenharia Elétrica da USP. 17h15 – Pronunciamento do IBAMA-PR – Andréa Vulcanis.17h35 – Debate.18h00 – Encerramento.
Notícias Relacionadas
18:16
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:38
Deputado Goura (PDT) alerta para ambulâncias paradas e risco no atendimento do SIATE em Curitiba
Leia mais
16:49
Projetos sobre classificação do tabaco, violência doméstica e taxas cartoriais estão na pauta da Assembleia Legislativa do Paraná
Sessões plenárias serão realizadas na próxima terça-feira (3), a partir das 14h30.
Leia mais
16:46
Deputado Luiz Fernando Guerra (Novo) apresenta projeto para garantir vacina contra herpes-zóster na rede pública do Paraná
Proposta prevê a disponibilização gratuita do imunizante para pessoas a partir dos 50 anos e busca ampliar o acesso à prevenção de uma doença que pode provocar dores intensas e complicações prolongadas.
Leia mais