NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Sugestão de Pauta - Quinta-feira (28) - 15 Horas
10h50
por SUGESTÃO DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO NEY LEPREVOST / 41 3350-4192
3 min de leitura
878 visualizações
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anorexia é uma das doenças que mais crescem entre a população feminina do mundo. Apenas no Brasil, cerca de 1,7 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade. Para debater o assunto com especialistas e encontrar medidas preventivas contra a anorexia, a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa realiza reunião nesta quinta-feira (28), a partir das 15 horas, na Sala das Comissões.Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, o encontro será importante para que as autoridades presentes possam indicar algumas medidas preventivas para combater a doença. "A anorexia é um transtorno alimentar gravíssimo, e que tem raízes psicológicas, portanto é difícil de ser tratada e curada. Por isso é muito importante considerar ações preventivas", explica Leprevost.Para debater o assunto com os integrantes da Comissão, foram convidados representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Nutricionistas, e Sociedade Paranaense de Psiquiatria. Além deles, a vice-chefe do Departamento de Saúde da UFPR e integrante do Conselho Federal de Nutricionistas, Dra. Maria Emília Von Der Heyde, fará uma explanação sobre o assunto.Ney Leprevost também adianta que no encontro será colocado em pauta a medida adotada pela Espanha, aonde modelos com índice de massa corpórea abaixo do recomendado pela Comissão de Saúde das Nações Unidas foram proibidas de participar em eventos de moda. Outra idéia da Comissão é a de implantar nas escolas do Paraná campanhas preventivas, já que o maior número de casos de anorexia é entre adolescentes do sexo feminino."No Brasil, o estado de Santa Catarina estuda implantar a mesma medida adotada na Espanha. Esta pode ser uma das nossas alternativas também.Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia e da moda é uma das principais causas dos transtornos alimentares. A ditadura da moda sacrifica muitas adolescentes que buscam um corpo perfeito e acabam sofrendo de transtornos que levam a anorexia e a bulimia", explica ele.A reunião da Comissão de Saúde acontece na Sala das Comissões da Assembléia Legislativa do Paraná a partir das 15 horas da próxima quinta-feira (28).SERVIÇOReunião da Comissão de Saúde da Assembléia LegislativaData: 28 de Fevereiro de 2008 (quinta-feira)Horário: 15 horasLocal: Sala de Reunião das Comissões (3º andar do prédio administrativo) -Assembléia Legislativa do ParanáContato: 3350-4192
Notícias Relacionadas
18:43
Dia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais
18:41
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
18:17
Projetos sobre administração pública e concessão de espaços avançam na Comissão de Fiscalização
Dois textos recebem parecer favorável na reunião; votação de um terceiro é adiada após pedido de vistas.
Leia mais
18:08
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprova projetos contra violência de gênero e feminicídio
Banco Vermelho e campanha contra o Woollying passam a integrar o calendário estadual de conscienti-zação.
Leia mais