Superintendente da Caixa apresenta o balanço social da instituição aos deputados Adriano Resende participou da sessão plenária a convite do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, e abordou os programas de financiamento do banco.

17/05/2022 16h01 | por Jaime S. Martins

Superintendente da Caixa apresenta o balanço social da instituição aos deputadosCréditos: Orlando Kissner/Alep

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Adriano Borges Resende, utilizou o horário do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, desta terça-feira (17), para apresentar o balanço social da instituição. A Caixa possui 225 agências no Paraná, sendo que novas unidades estão em estudo para implantação, além de mais de 870 pontos de atendimento nas Casas Lotéricas.

A convite do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), Resende abordou o papel social do banco federal, em ações de moradias, operações de financiamento aos municípios e operações de crédito no agronegócio, algo novo para a instituição. Também falou sobre o pagamento dos auxílios emergenciais durante a pandemia de covid-19. Valores que chegaram a R$ 2,34 bilhões. Também através da Caixa é realizado o pagamento do Auxílio Brasil e do extinto Bolsa Família, que chegaram à cifra de R$ 245 milhões.

Em 2021, na área habitacional, foram 26.511 contratos do programa Casa Verde e Amarela, um total de R$ 3 bilhões financiados pela Caixa e mais R$ 4,8 bilhões em 21.170 contratos de financiamento habitacional para a população de maior renda.

Segundo o superintendente, em 2021, os negócios da Caixa no Paraná correspondem a 37% do orçamento do Estado no ano de 2020, num total de R$ 22,7 bilhões.

“Usamos esse espaço hoje para levar um pouco do que a Caixa tem feito pelo Paraná e o orgulho de apresentar alguns números do nosso balanço social. Um trabalho forte de expansão da rede e um trabalho especifico no agronegócio, sendo abertos 10 postos de atendimento para o agronegócio em diversas cidades do estado. Somente a Caixa injetou no estado do Paraná R$ 22,7 bilhões em 2021”.

Resende também destacou a atuação da Caixa no agronegócio. Atualmente o banco é o segundo em financiamentos com valores que superam R$ 21 bilhões, em um crescimento de negócios superior a 150%.

O presidente Traiano falou da importância de abrir espaço para a apresentação do balanço social da Caixa com os recursos e atendimentos que a instituição tem realizado no Paraná, especialmente na área do agronegócio, uma novidade para a instituição.

“Foi uma exposição falando dos programas que eles têm na linha de financiamento para a população e também, de forma especial, que estão fazendo uma abertura de crédito, uma coisa inovadora, na área do agronegócio. Financiamento para agricultores, que é algo novo na Caixa”, disse. “Agradecemos em nome da Mesa e dos deputados pela exposição em relação à ação da Caixa, que deve ser reconhecida por todas as iniciativas, principalmente de cunho social e na sustentabilidade que dão a projetos nos municípios, com taxas diferenciadas para que os prefeitos possam fazer os investimentos”, completou.

Acompanharam o superintendente de rede Adriano Resende, o superintendente executivo de Governo, Marques Calixto; o gerente geral de rede, Sérgio Fernando Protz; o superintendente executivo de varejo, Tiago Cezar Bandeira; o coordenador de filial de Gerência de Governo-Curitiba, Marcos Rebelo Lopes; e o supervisor de Governo-Curitiba, Carlos Alberto Galerani.