Tercílio Turini apresenta projeto que cria Casas de Apoio para pacientes

28/06/2013 10h58 | por Nádia Fontana
Deputado Tercílio Turini (MD).

Deputado Tercílio Turini (MD).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Tercílio Turini (MD).
O deputado Tercílio Turini (MD) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a instalação de Casas de Apoio nas Regionais de Saúde do Paraná. “As Casas de Apoio, com estrutura apropriada para acomodação de pacientes e possíveis acompanhantes, durante todo o período de estadia no município em que aguardarem tratamento, irão gerar um maior conforto no atendimento, amparando a população”, explica o deputado, na justificativa da proposta.

O projeto foi lido em Plenário na sessão da última quarta-feira (26), quando recebeu apoio dos demais parlamentares, sendo encaminhado para análise das comissões técnicas do Legislativo. Na proposta o deputado define as casas de apoio como sendo “imóveis ou espaços, dentro ou fora das Regionais de Saúde, destinados à acomodação de pacientes e acompanhantes que se deslocarem de seus municípios de origem para tratamento nos municípios sedes das Regionais de Saúde do estado”.

A proposta dispõe que elas deverão ser instaladas nos municípios sedes das 22 regionais. E que o município de origem do paciente deverá comunicar, previamente, sobre o número de pacientes e acompanhantes que deverão aguardar atendimento nesses locais e o respectivo período de estadia. “O número de pessoas que se deslocam de suas cidades para realizarem tratamento de saúde em municípios maiores é enfático e aumenta gradativamente”, garante o deputado. Lembra que muitas vezes elas permanecem perambulando pelas ruas, sem um local adequado para ficar, enquanto aguardam o atendimento.