Tercilio Turini parabeniza o CRM-Paraná pelas homenagens ao Dia do Médico 2022

21/10/2022 11h34 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (PSD).

Deputado Tercílio Turini (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Tercílio Turini (PSD).

O deputado Tercilio Turini (PSD)  parabeniza o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR) pela realização do evento comemorativo ao Dia do Médico 2022, neste domingo (dia 23), às 9 horas, no Teatro Positivo, em Curitiba. Como primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ele destaca "a louvável iniciativa de reconhecimento e valorização à categoria, mostrando como o Paraná tem médicos e médicas que orgulham a Medicina em nosso estado".

Turini é médico e por mais de 30 anos foi professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de diretor do Hospital Universitário. "Reafirmo o compromisso de atuar em defesa da nossa categoria, respeitando os preceitos éticos e a missão de salvar vidas, cuidar das pessoas e trabalhar para garantir o direito amplo de saúde a todos. Mantenho-me à disposição para representar os colegas médicos nos temas de interesse profissional e de alcance comunitário", diz o deputado em ofício ao presidente do CRM-Paraná, Roberto Issamu Yosida.

Apontando o SUS como a maior conquista social das últimas décadas no Brasil, Tercilio Turini salienta que a rede de atendimento só existe porque médicos em todo o País enfrentaram o desafio de estruturar a saúde pública e abrir as portas para acolher a população. "É urgente, porém, a necessidade de ajustes: ampliar investimentos no sistema, remunerar com dignidade médicos e outros profissionais de saúde, reconhecer a importância dos prestadores de serviços e restabelecer a relevância do SUS como modelo de política pública que tantos avanços já proporcionou aos brasileiros. Estou nessa luta, podem contar comigo na Assembleia Legislativa do Paraná e em todos os embates", destaca o parlamentar.

Sobre o processo de revalidação do diploma de médico, o deputado analisa que o Revalida precisa ser cada vez mais rigoroso para avaliar criteriosamente os profissionais e a capacidade de atualização no atendimento humanizado, na evolução da ciência e na aplicação da tecnologia na Medicina. "Defendo a valorização do médico que não foge às suas responsabilidades nos momentos mais críticos no tratamento de pacientes e na atenção à saúde para todos. Destaco que o envolvimento, a dedicação e o compromisso da classe médica na pandemia encheram a gente de orgulho", declara.

"Sou médico com muito orgulho e tenho a convicção de ter recebido a confiança de muitos colegas na minha trajetória política. Agradeço muito por isso", acrescenta o deputado estadual Tercilio Turini. No evento comemorativo, o CRM-Paraná vai entregar a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico e o Diploma de Mérito Ético-Profissional com a comenda aos profissionais que completam 50 anos de formados de forma exemplar.