NOTÍCIA
Notícia
Tercílio Turini pede reforço nos cuidados com ameaça do Ebola
16h32
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
2.279 visualizações
As autoridades de saúde do Brasil precisam redobrar os cuidados nos portos e aeroportos, recomendar aos brasileiros que não viajem para a África Ocidental e monitorar rigorosamente pessoas que estiveram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, países com maior número de mortes pelo vírus Ebola. São sugestões do médico e deputado estadual Tercílio Turini (PPS), apresentadas em requerimentos ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Paraná.
Para Turini, todo brasileiro que esteve num dos três países recentemente deve passar por quarentena. “A doença se manifesta 21 dias depois do contato com o vírus. Por isso, agentes de imigração devem identificar quem chega da África e repassar dados aos órgãos de saúde, para acompanharem a situação das pessoas nas três semanas seguintes”, alerta o deputado. Ele cita que o Ebola é transmitido pelo sangue e secreções, como saliva, suor, fezes, urina, vômito e feridas. “Num aperto de mão existe risco de contágio”, diz.
O deputado comenta que a Organização Mundial de Saúde já considera a doença fora de controle nos três países, com quase 900 mortes e grande número de pessoas doentes. “As maiores vítimas são familiares dos contagiados pelo Ebola e profissionais da área de saúde. A situação é grave e pode se alastrar para outros países porque a Libéria, por exemplo, tem a maior frota mercante do mundo, com navios espalhados por todos os continentes”, afirma Turini.
O médico e parlamentar lembra que o Brasil já tem problemas demais na área de saúde pública. “Temos que estar muito atentos para essa ameaça do Ebola. Se o vírus chegar aqui, o perigo de disseminação é enorme”, diz. Os requerimentos de Tercílio Turini ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Paraná foram aprovados em Plenário na Assembleia Legislativa.
[podcast id=2477 /]
Para Turini, todo brasileiro que esteve num dos três países recentemente deve passar por quarentena. “A doença se manifesta 21 dias depois do contato com o vírus. Por isso, agentes de imigração devem identificar quem chega da África e repassar dados aos órgãos de saúde, para acompanharem a situação das pessoas nas três semanas seguintes”, alerta o deputado. Ele cita que o Ebola é transmitido pelo sangue e secreções, como saliva, suor, fezes, urina, vômito e feridas. “Num aperto de mão existe risco de contágio”, diz.
O deputado comenta que a Organização Mundial de Saúde já considera a doença fora de controle nos três países, com quase 900 mortes e grande número de pessoas doentes. “As maiores vítimas são familiares dos contagiados pelo Ebola e profissionais da área de saúde. A situação é grave e pode se alastrar para outros países porque a Libéria, por exemplo, tem a maior frota mercante do mundo, com navios espalhados por todos os continentes”, afirma Turini.
O médico e parlamentar lembra que o Brasil já tem problemas demais na área de saúde pública. “Temos que estar muito atentos para essa ameaça do Ebola. Se o vírus chegar aqui, o perigo de disseminação é enorme”, diz. Os requerimentos de Tercílio Turini ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Paraná foram aprovados em Plenário na Assembleia Legislativa.
[podcast id=2477 /]
Notícias Relacionadas
10:23
Deputados aprovam lei que cria Rota Turística da Lavanda no Paraná
Leia mais
16:07
Deputado Tercilio Turini confia na concretização de obras e ações prioritárias no novo mandato
Leia mais
12:58
Frente Parlamentar defende suspensão da licitação dos pedágios
Documento será encaminhado à equipe de transição do novo Governo, ao Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Leia mais
09:39
Deputado Tercilio Turini parabeniza curso de Ciências Biológicas da UEL pelos 50 anos
Leia mais