NOTÍCIA
Notícia
Tercílio Turini propõe congratulações à equipe do primeiro transplante renal
15h48
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
2.459 visualizações
O deputado Tercílio Turini (MD) apresentou na Assembleia Legislativa votos de congratulações ao Hospital Universitário de Londrina e equipe de profissionais pelos 40 anos da realização do primeiro transplante renal do Paraná. No dia 10 de junho de 1973, um grupo de médicos, enfermeiros e assistentes fazia um procedimento inédito no estado e transformava a cidade em referência nacional e internacional na medicina, especialmente na área de nefrologia.
Na homenagem à equipe responsável pelo transplante, Turini destacou o fato histórico. “Uma inovação na medicina, que chega agora aos 40 anos e merece ser comemorada e relembrada. Um feito que nasceu da vontade de superar desafios e da incansável batalha por salvar vidas. Um procedimento de muita técnica executado pelas mãos de profissionais que elevam o nome do Paraná nas ciências médicas”, enfatizou.
Salto de qualidade – De acordo com o deputado, a partir desse primeiro transplante renal, Londrina e o Paraná deram um salto de qualidade na medicina, fortalecendo-se como polo na área de saúde e conquistando respeito até internacional pela inovação, pela segurança em sua realização e pelo resultado de sucesso do procedimento.
“Outra consequência extremamente positiva foi a qualificação do Hospital Universitário e dos demais hospitais de Londrina, que passaram também a realizar transplantes renais e para isso tiveram a necessidade de receber melhorias na infraestrutura e em materiais. Muito mais relevante ainda, no entanto, é reconhecer a coragem, a determinação e a competência da equipe responsável por esse marco na história da medicina do Paraná. Foram 25 profissionais envolvidos, todos decididos a cumprir com êxito a principal missão a que se propuseram: melhorar as condições de saúde e aumentar a sobrevida de um ser humano, inserindo em seu organismo um rim retirado de outra pessoa”, concluiu, lembrando ainda que o sucesso do primeiro transplante renal do Paraná foi tão grande que o paciente viveu por mais 30 anos com o rim transplantado.
Na homenagem à equipe responsável pelo transplante, Turini destacou o fato histórico. “Uma inovação na medicina, que chega agora aos 40 anos e merece ser comemorada e relembrada. Um feito que nasceu da vontade de superar desafios e da incansável batalha por salvar vidas. Um procedimento de muita técnica executado pelas mãos de profissionais que elevam o nome do Paraná nas ciências médicas”, enfatizou.
Salto de qualidade – De acordo com o deputado, a partir desse primeiro transplante renal, Londrina e o Paraná deram um salto de qualidade na medicina, fortalecendo-se como polo na área de saúde e conquistando respeito até internacional pela inovação, pela segurança em sua realização e pelo resultado de sucesso do procedimento.
“Outra consequência extremamente positiva foi a qualificação do Hospital Universitário e dos demais hospitais de Londrina, que passaram também a realizar transplantes renais e para isso tiveram a necessidade de receber melhorias na infraestrutura e em materiais. Muito mais relevante ainda, no entanto, é reconhecer a coragem, a determinação e a competência da equipe responsável por esse marco na história da medicina do Paraná. Foram 25 profissionais envolvidos, todos decididos a cumprir com êxito a principal missão a que se propuseram: melhorar as condições de saúde e aumentar a sobrevida de um ser humano, inserindo em seu organismo um rim retirado de outra pessoa”, concluiu, lembrando ainda que o sucesso do primeiro transplante renal do Paraná foi tão grande que o paciente viveu por mais 30 anos com o rim transplantado.
[podcast id=1672 /]
Notícias Relacionadas
10:23
Deputados aprovam lei que cria Rota Turística da Lavanda no Paraná
Leia mais
16:07
Deputado Tercilio Turini confia na concretização de obras e ações prioritárias no novo mandato
Leia mais
12:58
Frente Parlamentar defende suspensão da licitação dos pedágios
Documento será encaminhado à equipe de transição do novo Governo, ao Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Leia mais
09:39
Deputado Tercilio Turini parabeniza curso de Ciências Biológicas da UEL pelos 50 anos
Leia mais