Tercílio Turini propõe instalação de travessia elevada perto de escolas

25/09/2013 17h19 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Tercílio Turini (PPS).

Deputado Tercílio Turini (PPS).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Tercílio Turini (PPS).
O deputado Tercílio Turini (PPS) apresentou nesta quarta-feira (25) projeto de lei na Assembleia Legislativa tornando obrigatória a instalação de passagens elevadas para pedestres nas ruas próximas a escolas públicas e privadas no Paraná. O objetivo é garantir mais segurança para estudantes atravessarem as vias, já que as faixas elevadas forçam os veículos a reduzir a velocidade.

Turini argumenta que vários municípios no Brasil diminuíram os índices de atropelamentos nos locais onde são instalados os obstáculos. “Muitas cidades já contam com esse equipamento, que realmente melhora as condições para o pedestre. As passagens sempre são bem visíveis, com sinalização e largura adequadas para as pessoas passarem com mais segurança para o outro lado da rua”, afirma.

Ele diz que as proximidades das escolas são locais de bastante movimento de veículos e também de pedestres. Além disso, a instalação perto de colégios tem a função educativa. “Os estudantes, os professores, os familiares e os motoristas vão ver diariamente a travessia elevada. Isso fica gravado e faz a pessoa pensar sobre a necessidade de respeitar a faixa, de trafegar na velocidade permitida pela legislação, de obedecer à sinalização de trânsito”, destaca.

O deputado informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elaborou em 2011 uma minuta sobre a regulamentação da instalação das passagens elevadas de pedestres nas vias públicas, mas a normatização não foi aprovada até agora. “No projeto de lei sugerimos que sejam seguidas as especificações técnicas dessa minuta quanto ao tamanho, altura e sinalização das faixas elevadas”, informa.

Turini acrescenta que o projeto de lei é uma contribuição para reduzir as estatísticas da violência no trânsito. “Estamos encerrando hoje (dia 25) a Semana do Trânsito. Os números no Brasil são alarmantes: um acidente a cada 30 segundos, 150 mortes por dias nas cidades e rodovias, a segunda maior causa de mortes no País. No ano passado, foram 350 mil casos de invalidez permanente de vítimas de acidentes de trânsito. Temos que mudar essa triste realidade”, ressalta.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação