Título de Cidadão Honorário do Paraná será entregue ao ministro do STF, André Mendonça, na próxima segunda-feira (24)
Honraria proposta pelos dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, vai receber o Título de Cidadão Honorário da Assembleia Legislativa do Paraná. A honraria será entregue na próxima segunda-feira (24), às 18 horas, no Plenário do Poder Legislativo. A proposição do título é do primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Alexandre Amaro (Republicanos). A sessão solene deverá reunir parlamentares estaduais e federais, além de lideranças políticas do Paraná e de outras unidades da Federação.
A solenidade seria realizada no último dia 3 de junho, mas por ocasião da posse da Ministra Carmen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida na mesma data e que contou com a presença do Ministro André Mendonça, a cerimônia acabou sendo adiada.
O deputado Alexandre Curi lembrou a relação do ministro do STF com o Paraná, a atuação na academia e o trabalho como advogado. “Conhecido por sua atuação no Supremo e por ter sido ministro da Justiça e advogado-geral da União, André Mendonça tem fortes laços com nosso Estado. Durante sete anos, entre 2000 e 2006, ele foi procurador da União em Londrina. Premiadíssimo durante toda sua carreira, principalmente por sua produção acadêmica e seu trabalho no combate à corrupção e ao crime organizado, André Mendonça é mais que merecedor desta honraria de ser um cidadão paranaense”, disse.
De acordo com o deputado Alexandre Amaro, o ministro André Mendonça receberá “um título mais que merecido”. “Isso se deve aos serviços prestados por ele ao nosso Estado. No combate à corrupção e ao crime organizado, tornou-se referência e um exemplo a ser seguido pelas próximas gerações em um País onde a corrupção faz parte da história", avaliou.
Os parlamentares são autores do projeto de lei 948/2023, concedendo o título. Sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o texto se tornou a Lei n° 21.775/2023.
Biografia
André Luiz de Almeida Mendonça é natural de Santos, em São Paulo. Nascido em 1972, ele é advogado formado em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). É advogado da União desde 2000. Em 2021, tornou-se ministro do STF. A posse como ministro ocorreu em 16 de dezembro daquele ano. Entre os anos de 2019 e 2020 foi Advogado-Geral da União. De 2020 a 2021 foi Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.
Em 2009, concluiu especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). É Mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, desde 2013. Durante os anos de 2015 e 2016 atuou como pesquisador e professor visitante na Universidade de Stetson, nos Estados Unidos. Em 2018 se tornou Doutor em Direito com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca.
O atual ministro do STF iniciou a carreira como advogado da Petrobras, onde permaneceu entre os anos de 1997 a 2000. De 2000 a 2006 foi Procurador Seccional da União em Londrina. De 2006 até 2008 foi Subcorregedor disciplinar da Corregedoria-Geral da Advocacia da União e Coordenador das atividades e das comissões de processos administrativos disciplinares da AGU. Durante os anos de 2008 até 2012 foi Diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade e Adjunto do Procurador-Geral da União. De 2013 a 2015 foi vice-diretor da Escola da Advocacia-Geral da União. Em 2016 foi Corregedor-Geral da Advocacia da União. De 2010 a 2012 foi Assessor Especial do Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União.
Além destas atividades profissionais, André Mendonça também atua como docente na área de Direito desde 2019 e possui obras jurídicas publicadas. Em 2011 recebeu o Prêmio INNOVARE, que reconhece as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário, cuja temática foi o combate ao crime organizado. Em 214 foi vencedor do Prêmio Extraordinário de Mestrado conferido pela Universidade de Salamanca. Em 2014 recebeu o Diploma de Mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF. Em 2109 foi vencedor do Prêmio Extraordinário de Doutorado conferido pela Universidade de Salamanca.
Notícias Relacionadas
Os 130 anos da Educação Adventista no Brasil são celebrados na Assembleia Legislativa
A solenidade, no Plenário da Casa de Leis, foi proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia mais
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia maisSessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia maisEm reconhecimento ao serviço voluntário, Assembleia concede título de Cidadã Honorária do Paraná a Janice Gastaldon
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) homenageou a presidente emérita da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Leia mais