Toledo: Solução Para Problemas de Segurança Pública Avançam

24/04/2007 13h35 | por Assessoria de Imprensa / Marcio Pena Borges / (45) 9978-5054 / www.welter.org.br
A comitiva de autoridades e membros do Conselho Municipal de Segurança de Toledo retornou ontem, dia 23 (segunda-feira) de Curitiba satisfeita com os resultados obtidos na série de audiências agendadas pelo deputado estadual Elton Welter, junto ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado e nas Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania e da Segurança Pública. Problemas como a construção de um prédio para o Instituto Médico Legal (IML), remoção de presos e ampliação da Cadeia Pública local, contratação de mais investigadores e escrivãos de polícia, além de questões técnicas relativas às Varas Criminais da Comarca de Toledo, tiveram encaminhamento favorável com boas perspectivas de serem atendidas pelas autoridades estaduais. REIVINDICAÇÕESNa avaliação do deputado Welter, estes pleitos, que são antigas reivindicações do Conselho Municipal de Segurança, estão muito próximos de serem finalmente atendidos. "Tivemos uma agenda muito positiva. Tanto no Tribunal de Justiça como nas Secretarias da Justiça e da Segurança Pública, onde nos foram colocados argumentos sérios e compreensíveis e, principalmente, foram dados encaminhamentos no sentido do pronto atendimento das questões, dentro das possibilidades do Estado neste momento. Fiquei muito satisfeito e sinto que este foi também o sentimento de todos que participaram das audiências", afirmou. TRIBUNAL DE JUSTIÇANo Tribunal de Justiça, a comitiva toledana foi recebida pelo Presidente, da Casa, Desembargador José Antonio Vidal Coelho, a quem foi entregue documento solicitando que as Varas Criminais da Comarca de Toledo passem a pertencer a Cascavel, e não mais a Foz do Iguaçu, em uma medida técnica que facilitaria muito o andamento dos processos e a remoção de presos. Vidal Coelho se comprometeu a realizar os estudos necessários e, se nada houver em contrário, encaminhar mensagem à Assembléia Legislativa para que autorize a alteração. SECRETARIA DE JUSTIÇACom o secretário Jair Ramos Braga, da Justiça, foi cobrada uma solução para a superpopulação da cadeia pública local, que precisa ter presos removidos. Segundo Welter, o secretário se comprometeu em, no médio prazo, agir para que as remoções aconteçam. Para isso é necessário que entre em operação a penitenciária que está sendo concluída em Francisco Beltrão e, principalmente, a unidade de Cascavel, que deve ser inaugurada apenas no segundo semestre. Porém, segundo Ramos Braga, seria possível remover pelo menos 50 presos dos que se encontram hoje na cadeia de Toledo, o que já é considerado satisfatório. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICADo secretário Luiz Fernando Delazari, os toledanos cobraram a imediata construção do novo prédio para o funcionamento do IML, ouvindo do secretário que os recursos já estão disponíveis e que agora depende apenas da Secretaria de Obras, que já trabalha nos projetos, com a perspectiva que a obra fique pronta ainda este ano. Porém, o secretário autorizou a renovação do convênio de repasse de recursos para o funcionamento precário da atual estrutura do IML, sem prazo definido, até que a obra seja entregue, o que ameniza bastante a situação na opinião do Conselho Municipal de Segurança. Delazari também sinalizou no sentido de, no curto prazo, dobrar de 5 para 10 o número de escrivãos de polícia na 20ª Subdivisão Policial, atendendo o Conselho, bem como a destinar mais investigadores de polícia tão logo estejam contratados os profissionais que passarão por concurso já aberto. O secretário entende que, através do aumento do efetivo, a Secretaria de Segurança estaria apoiando o projeto da construção de um barracão industrial onde os detentos poderiam trabalhar. Conselho de Segurança Municipallevou comitiva de peso a CuritibaEstiveram em Curitiba, o prefeito José Carlos Schiavinato, os vereadores Valtair Apolinário e Expedito Ferreira, a juíza Luciana Amaral, o promotor Giovani Ferri, o secretário municipal de Segurança Benir Rotta, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Adão Leindorf, o vice Lourival Neves Junior, e ainda Ronaldo Barbieri, Helena Duarte e Marcos Cezar Sanchez, membros do Conselho. O deputado Welter agendou os compromissos e acompanhou a comitiva em todas as audiências. O deputado Duílio Genari pode participar apenas da audiência na Secretaria de Segurança Pública.