O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou em entrevista coletiva antes da sessão plenária desta terça-feira (2) que irá instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Operação Quadro Negro caso os deputados da bancada de oposição consigam as 18 assinaturas de deputados necessárias para instaurar o grupo investigativo na Casa. “Quem não deve, não teme. Se a oposição tiver o número mínimo de assinaturas para abertura da CPI, eu, na posição de presidente da Assembleia, instalo a CPI sem o menor problema. Faço questão de ressaltar que acho que figuras que fizeram estas denúncias são inconsequentes, irresponsáveis e imaturas. Trata-se de uma armação política muito grande. O que estão tentando fazer é desviar o foco dos escândalos nacionais com essas denúncias vazias, que não têm nada de concreto”, ressaltou Traiano.
O líder da oposição na Alep, deputado Tadeu Veneri (PT), admitiu que a bancada opositora dificilmente conseguirá as assinaturas suficientes para a abertura da CPI. “As denúncias por si só não são provas. É bom que ressaltemos isso. O que nós vamos fazer é buscar o apoio da sociedade para abertura da CPI. Se nós trabalharmos só com as assinaturas dos deputados da oposição, não há como se fazer a investigação aqui na Casa”, disse Veneri.
A Operação Quadro Negro é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para investigar denúncias relacionadas à construção e ampliação de escolas estaduais.