Traiano transmite a Presidência da Assembleia ao deputado Jonas Guimarães Em seu terceiro mandato parlamentar, o deputado de Cianorte assume o Legislativo durante interinidade de Traiano no Palácio Iguaçu.

08/10/2015 17h33 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), transmitiu o cargo de Chefe do Poder Legislativo ao 1º vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PMDB), na tarde desta quinta-feira (8), durante ato realizado no gabinete da Presidência. “É uma satisfação entregar o cargo a um homem honrado, digno, muito respeitado, que saberá conduzir a Assembleia com grande responsabilidade”, afirmou Traiano, que nesta sexta-feira (9), às 8h30, toma posse como governador do Paraná.

O deputado Jonas Guimarães, que está exercendo seu terceiro mandato e pela primeira vez exercerá a função de presidente do Legislativo, afirmou estar honrado por assumir a responsabilidade de comandar a Assembleia. “Confesso que nunca imaginei que chegaria tão longe. Coloco-me à disposição para contribuir com o bom andamento do trabalho do Poder Legislativo”, frisou. Jonas destacou ainda o trabalho que vem sendo feito pela Mesa Executiva: “O Traiano administra a Assembleia com muita inteligência e grande capacidade. Não vou medir esforços para que os trabalhos sigam da melhor forma possível”.

Já o deputado Ademar Traiano, que governará o Paraná por um período de dez dias, lembrou que a Assembleia é hoje a caixa de ressonância da sociedade, o grande fórum das iniciativas de interesse da sociedade paranaenses. “O Jonas terá a liberdade para tomar as melhores decisões, que atendam às reivindicações dos cidadãos”, afirmou. A transmissão de cargo se deu em função de Traiano assumir a chefia do Poder Executivo durante a viagem que o governador Beto Richa (PSDB) e a vice-governadora Cida Borghetti farão ao Exterior, ambos cumprindo missão oficial. O governador estará na Rússia, China e França, para atração de investimentos e negócios para o Paraná. A solenidade contou com as presenças do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), 1º secretário, de prefeitos, vereadores, diretores e funcionários do Legislativo.

Carreira – O deputado Jonas Guimarães nasceu no interior de São Paulo, mas ainda criança veio morar no Paraná. Inicialmente a família residiu em Malu, distrito de Terra Boa; depois foi para São Lourenço, distrito de Cianorte, e posteriormente transferiu residência para a sede do município. Aí se desenrolou a sua vida ao lado de seus sete irmãos. Desde muito pequeno acompanhava os pais nos trabalhos da roça, plantando, colhendo e participando ativamente da vida agrícola, vocação da família. “Até hoje sou agricultor e avicultor”, garantiu o deputado, ao falar de sua carreira política.

Ele acabou ingressando na política por influência de um dos irmãos, Edno Guimarães, falecido no ano passado, que foi vereador e prefeito de Cianorte, e também deputado estadual. Hoje, combina a carreira política com os negócios que mantém na área da agricultura. Na infância, aos dez anos, foi vítima de um acidente com dinamite que explodiu em sua mão, e que acabou sendo amputada. Mas o menino não se abateu. Seu pai o levou para trabalhar num bazar onde eram comercializados instrumentos musicais. A curiosidade dele surpreendeu a todos, quando sozinho e com apenas uma mão, começou a dedilhar com muita afinação as cordas de um violão. Essa paixão pela música o acompanha até hoje.

Mesa Executiva – Além de Traiano e Jonas Guimarães, a Mesa Executiva da Assembleia é composta por André Bueno (PDT) – 2º vice-presidente, Gilberto Ribeiro (PSB) – 3º vice-presidente, Plauto Miró (DEM) – 1º secretário, Ademir Bier (PMDB) – 2º secretário, Adelino Ribeiro (PSL) – 3º secretário, José Carlos Schiavinato (PP) – 4º secretário, e Ney Leprevost (PSD) – 5º secretário.