Trajetória de Bernardo Carli é preservada em livro elaborado pela Assembleia Legislativa Trabalho registra aspectos curiosos e importantes da vida do parlamentar, da infância em Guarapuava à atuação no Parlamento estadual.

12/12/2018 14h30 | por Rodrigo Rossi
Livro em homenagem ao deputado Bernardo Ribas Carli.

Livro em homenagem ao deputado Bernardo Ribas Carli.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Livro em homenagem ao deputado Bernardo Ribas Carli.

A história de vida e da carreira política do deputado Bernardo Carli foi publicada também num livro, produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e entregue à família e aos amigos, na manhã desta quarta-feira (12). Na edição há depoimentos do pai Luís Fernando Ribas Carli, lembrando a infância de Bernardo, seu interesse desde muito cedo pela política, além de memórias escolares narradas por sua mãe, Ana Rita Guimarães Ribas Carli.

A publicação ainda preserva o seu primeiro discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, quando assumiu o cargo de deputado pela primeira vez em 2011, sendo reeleito em 2014. As principais leis de sua autoria são igualmente relacionadas na edição, assim como o seu trabalho incansável para a construção do Hospital Regional de Guarapuava, batizado com o seu nome, por meio da Lei nº 19.646/2018, e depoimentos de vários deputados, que conviveram com Bernardo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a importância de preservação da memória do amigo e deputado Bernardo, como um reconhecimento pelas suas conquistas na vida pública e pelos serviços prestados ao Paraná. “Além desta homenagem aqui na Casa, fomos buscar a vida do Bernardo, de toda sua trajetória, desde pequenininho, que sintetiza tudo aquilo que o Ber foi e fez, desde o seu nascimento. Foi um grande amigo, que deixa muitas saudades”, afirmou.

Dentre algumas histórias contadas pelo seu pai no livro e que também foram lembradas nesta quarta-feira durante a homenagem na Assembleia, foi do interesse precoce de Bernardo pela política. Na época, com apenas 8 anos, com Luís Fernando exercendo o cargo de deputado federal, respondia frequentemente as perguntas do filho sobre o ambiente ao qual se dedicou por mais de 30 anos, exercendo cargos de prefeito, deputado estadual, além de secretário de Estado. “Quando assumi o cargo de deputado federal, cheguei de Brasília com um livro que contava a vida dos deputados. O Bernardo pegou esse livro. Ele olhava aquele livro e dizia: pai, veja quantos mil votos ele fez. Foi ali que vi o quanto ele se identificava com a política”, contou emocionado.

Outra curiosidade era a simplicidade de Bernardo. Ana Rita conta que o feijão nunca podia faltar nas refeições e lembra uma viagem de avião para visitar uma tia num outro estado. O prato solicitado para a aeromoça foi feijão com farinha. “O feijão era o prato que nunca podia faltar na mesa. Ele gostava muito. Ele tinha hábitos e gostos simples. Sempre sorridente”.

A governadora Cida Borghetti parabenizou a iniciativa da Assembleia em preservar a história e o legado do deputado Bernardo, que certamente sintetiza a intensidade com que trabalhou para o povo paranaense. “Um trabalho bonito que ele fez e que ficará registrado do nosso amigo, que foi um guerreiro pelas causas do Paraná e sempre esteve disposto a servir”.