Transporte Escolar - Prefeitura do Pt Tem Bi-articulado "vermelho"

15/02/2008 17h13 | por Thea Tavares / 41 9658-7588 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
Aquele ônibus bi-articulado vermelho, que percorre os grandes eixos (Norte-Sul, Leste-Oeste) de Curitiba e duas estações-tubo, para embarque e desembarque de passageiros, já velhos conhecidos dos habitantes da Capital do estado, viraram a sensação na volta às aulas no município de Realeza, que fica na região Sudoeste do Paraná. Só que a prefeitura de lá, administrada pelo petista Eduardo André Gaievski, colocou o veículo a serviço do transporte de estudantes, para ligar o interior do município à área urbana, percorrendo um trecho de 25 Km por dia. Esse empreendimento foi batizado de “Corredor do Transporte Escolar”. Agora, mais de 500 estudantes, tanto da cidade quanto os que residem nas diversas comunidades rurais ao longo da rodovia PR-182, irão para as escolas públicas de Realeza com o bi-articulado. As localidades mais distantes desse trajeto contarão com o serviço de apoio dos veículos “alimentadores”. Diferentemente dos ônibus-alimentadores de Curitiba e Região Metropolitana, as mini-vans que até o ano passado davam conta de todo o fluxo de estudantes e professores é que levarão esses passageiros até o ponto de parada do bi-articulado.O prefeito Gaievski informou que o projeto resultará em redução nos gastos com o transporte escolar no município e estima que essa economia seja de aproximadamente 25% em relação às despesas dos últimos anos. “Outro fator mais importante que gastar menos é que esse sistema vai garantir mais comodidade e segurança aos estudantes na ida à escola e na volta pra casa, o que é uma responsabilidade direta da administração pública”, disse.Realeza fica a cerca de 600 quilômetros de Curitiba e possui uma população de aproximadamente 16 mil habitantes. O “Corredor do Transporte Escolar” é possível graças a uma cooperação técnica entre a prefeitura de Realeza e o município de Curitiba. Esse acordo tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado. Já a prefeitura de Foz do Iguaçu, que também aderiu ao projeto, cedeu à Realeza as duas estações-tubo. Foto: Divulgação/P.M.Realeza.Contatos: - Eduardo Gaievski – (46) 9975-1141 / (46) 3543-1122 ou 9917-5857, com o assessor de imprensa Douglas Kichel.