Treinamento do Parlamento Universitário será nesta terça
Edição 2019 do programa teve recorde de inscritos, além da participação inédita de acadêmicos do interior do estado.
Os alunos das instituições de ensino superior de Curitiba terão seu primeiro compromisso com o Parlamento Universitário (PU) 2019 nesta terça-feira (04), a partir das 18h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). É quanto será realizada a primeira etapa de treinamento, obrigatória a todos os participantes. “Os inscritos da Capital que não comparecerem estarão automaticamente excluídos do processo de seleção e não poderão participar da simulação no mês de julho”, avisou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.
Haverá um treinamento específico para alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Nestes casos, devido à logística, estaremos realizando esse processo em cada campus, mas igualmente com presença obrigatória de quem se inscreveu”.
O PU 2019 recebeu este ano 1.419 inscrições de acadêmicos de 12 instituições de ensino superior (IES), registrando a melhor marca da história do projeto organizado pela Escola do Legislativo. “É um número expressivo e que nos enche de orgulho, mostrando o interesse das universidades e dos acadêmicos, fazer parte deste projeto premiado nacionalmente”, agradeceu Dylliardi, recordando 2017, quando o PU foi escolhido vencedor do 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo Brasileiro para o público externo. “Desde então, diversas Assembleias Legislativas têm nos procurado para conhecer nosso projeto para realizar em seus estados. Este ano, por exemplo, a equipe da Escola do Legislativo do Pará nos consultou e também estarão implantando o Parlamento Universitário”.
O treinamento - Neste treinamento os acadêmicos terão o primeiro contato com processo legislativo e técnicas de Plenário, Direito Constitucional e Direito Legislativo. “Os acadêmicos que comparecerem e forem selecionados para o Parlamento Universitário usarão muito os ensinamentos desta noite durante a simulação. Aqueles que não forem escolhidos por suas universidades terão uma noção de todo o processo e poderão agregar esse conhecimento”.
Na entrada do Plenário haverá uma lista de presença, que será levada ao conhecimento dos coordenadores de cada instituição de ensino superior e somente os alunos que assinarem poderão participar da seleção, cujo método ficará a critério de cada universidade. “Lembrando que os inscritos e a presença no treinamento será critério para definição do número de vagas que cada instituição terá direito”.
Uma vez feita a seleção por cada universidade, os escolhidos passarão por um treinamento aprimorado de técnica legislativa para que possam elaborar suas proposições, que deverão ser apresentadas de 2 a 15 de julho, antes do início da simulação, previsto para o dia 18 de julho.
Notícias Relacionadas
Ney Leprevost (REP) protocola projeto que estabelece prazo máximo de 30 dias para concessão de benefícios assegurados por lei a pessoas com deficiência
Leia mais
Assembleia Legislativa aprova projeto que reconhece Vila Velha como patrimônio histórico e cultural do Paraná
Leia mais
Assembleia Legislativa aprova a criação do Dia do Nutricionista no calendário oficial do Estado
Proposta da deputada Maria Victoria (PP) define a data de 31 de agosto para a comemoração.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) apoia urgência em projeto para retomada econômica em Rio Bonito do Iguaçu
Parlamentar defende aprovação do PL 350/2026 que deve ser votado nesta terça-feira (14).
Leia mais