Triatlo paralímpico é o assunto do Conexão Radical desta semana
Ronan Cordeiro contou sobre a prata inédita do Brasil conquistada na prova de Triatlo PTS5 na Paralimpíada de Paris/2024.
A apresentadora do programa Conexão Radical da TV Assembleia, Angélica Alves conversou com o paratleta Ronan Cordeiro que falou com alegria e orgulho da carreira que construiu no esporte até a conquista da medalha de prata inédita do Brasil na prova de Triatlo PTS5 na Palimpíada de Paris/2024.
Ronan começou no esporte paralímpico no Colégio Estadual do Paraná (CEP) ainda no ensino médio. Inicialmente nas escolinhas de natação em 2012 e também nas de atletismo e futebol. Mas foi exatamente na natação que participou da Paralimpíada Escolar em nível estadual e nacional. A partir de então se profissionalizou e partiu para o triatlo.
Já na Paralimpíada de Tóquio-2020 (disputada em 2021, por causa da pandemia de Covid-19), Ronan obtivera um desempenho expressivo, terminando a prova na quinta colocação. Conquista que motivou o atleta a seguir treinando e a alcançar o feito inédito agora em Paris-2024.
Ronan tem má-formação congênita na mão esquerda e começou a competir profissionalmente no triatlo em 2018. Antes, competia pela natação, de 2012 a 2018. Ele vinha de bons resultados no ciclo, como a conquista da medalha de ouro do World Series de triatlo, disputado em Swansea, no País de Gales, em junho.
“Fizemos história. Eu tinha uma missão, que era acabar com esse paradigma do triatlo. Podemos mais no triatlo, vamos acreditar. São muitos sentimentos, dei tudo na natação, dei tudo no ciclismo, e acabei pagando na corrida. Mas é um resultado histórico que vai mudar para o triatlo paralímpico brasileiro”, declarou Ronan ao site do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).
Serviço:
O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Notícias Relacionadas
Nova temporada do “Conversa Saudável” debate saúde mental em série de seis episódios
Entrevistas abordam causas, tratamentos e estratégias de prevenção, além de orientar o público sobre acesso a serviços assistenciais disponíveis.
Leia mais
TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba
Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.
Leia mais
TV Assembleia: presença e potência da cultura negra em Curitiba é tema do Arte & Cultura
Produtora Brenda Santos fala sobre o Baile Bom, o Samba Casa Forte e a importância da Sociedade 13 de Maio na cena cultural da capital.
Leia mais
Emergência climática e expansão do Simepar são temas do Assembleia Entrevista desta quinta-feira (13)
Diretor-presidente Paulo de Tarso de Lara Pires fala sobre novos investimentos, monitoramento meteorológico e desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia mais