Tribunal de Contas do Paraná completa 73 anos Votos de louvor e congratulações pela data foram aprovados na Assembleia Legislativa do Paraná.

03/06/2020 16h58 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Tribunal de Contas do Paraná completa 73 anos.

Tribunal de Contas do Paraná completa 73 anos.Créditos: Wagner Araújo /TCE

Tribunal de Contas do Paraná completa 73 anos.

A celebração dos 73 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) foi destacada, na sessão plenária remota desta quarta-feira (03) da Assembleia Legislativa do Paraná, pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Um requerimento apresentado pelo deputado, solicita o registro em ata e o envio de Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa pelos 73 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, na data de 02 de junho.

De acordo com a proposição, a homenagem e o reconhecimento público na pessoa do conselheiro Nestor Baptista, presidente do Tribunal, é extensiva à composição integral do Tribunal Pleno, por seus conselheiros, procuradores, auditores, Diretorias, Coordenadorias, Inspetorias de Controle Externo, e o valoroso quadro funcional. “São 73 anos de conquistas e avanços no controle das contas públicas, como órgão essencial, prestador de serviços de relevância, parceiro da sociedade e auxiliar da Assembleia Legislativa no controle externo, com missão constitucional conforme previsão do artigo 75 da carta magna estadual”, afirmou.

É público e notório que o controle dos gastos públicos, feito pelo órgão, também ajuda o Paraná a ser um dos estados mais inovadores do país, ao passo em que o trabalho de fiscalização abrange o governo estadual e os 399 municípios paranaenses, além dos recursos públicos repassados a pessoas e entidades por esses órgãos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná busca o aprimoramento constante para melhorar a fiscalização e a transparência no Estado e municípios.

Na mensagem, o deputado Luiz Fernando Guerra frisou que “contemporâneo e inovador, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná construiu, ao longo do tempo, uma história de avanço permanente na fiscalização das contas públicas, na capacitação dos gestores públicos paranaenses e no apoio ao controle social”.

Destaca ainda, dentre os avanços e conquistas históricas da corte de contas, a criação da Escola de Gestão Pública, em 2008. De lá para cá, a EGP já realizou cerca de 3 mil eventos de capacitação, beneficiando, aproximadamente 300 mil pessoas, entre servidores próprios, cidadãos interessados e gestores públicos do Paraná e de outras regiões do Brasil oferecendo diversos cursos de gestão pública, treinamentos e convênios que o TCE-PR realiza para a formação e capacitação dos seus servidores e de jurisdicionados,  o que fortalece as boas práticas e bom exercício das funções públicas, conclui o deputado Luiz Fernando Guerra.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação