Turismo paranaense quer recuperar financiamento internacional

16/11/2016 18h15 | por Kharina Guimarães
((Descrição do áudio))

Com quase R$ 1 bilhão em investimentos planejados, o Paraná tenta encontrar os caminhos para tirar do papel projetos importantes para as principais regiões turísticas do estado. O desenvolvimento do turismo por meio de investimentos e ações estratégicas foi o tema da audiência pública realizada nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Chico Brasileiro (PSD).

O foco do debate foi o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), uma das etapas do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), coordenado pelo Ministério do Turismo. O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Cóser, explicou a importância do plano.

Sonora

Durante a audiência, o coordenador-geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira, fez uma apresentação dos principais pontos contemplados nos planos de desenvolvimento, explicou as formas mais eficazes para que os municípios e o estado possam garantir financiamentos internacionais e apresentou resultados positivos de estados que foram habilitados no Prodetur e já recebem recursos. Os planos trazem um diagnóstico do turismo de região ou cidade, apontam necessidades e apresentam projetos para investimentos.

No Paraná, quatro regiões já têm planos de desenvolvimento prontos, mas desde 2012 nenhum investimento é concretizado. Segundo o deputado Chico Brasileiro, a Comissão de Turismo terá a função de articular políticas públicas para que o turismo seja parte do planejamento estratégico do estado.

Sonora

O setor do turismo tem um impacto direito de 3,8% no PIB brasileiro e de quase 10% de forma indireta. O país tem 54 Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, com uma projeção de R$ 19 bilhões em investimentos. Desse total, apenas R$ 900 milhões estão em execução e outros R$ 508 milhões estão em fase de preparação. Para o Paraná, apenas R$ 16 milhões foram liberados entre 2008 e 2012.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.