
Falecido em dezembro, aos 99 anos, Dalton Trevisan é uma figura cuja história ainda é tomada de mistérios. Para tentar elucidar as lacunas do escritor curitibano, famoso pela reclusão, o tradutor e jornalista Christian Schwartz lançará nos próximos meses, pelaeditora Todavia, a primeira biografia do “Vampiro de Curitiba”. Nesta sexta-feira (19), Schwartz conversa sobre o seu trabalho com a jornalista Marcele Antonio no programa Arte & Cultura.
“Ao mesmo tempo que ele projetou uma imagem de um personagem dele, o vampiro de Curitiba, ele também alimentou isso como estratégia de resguardo. Era uma coisa de dupla face”, explica Schwartz, que teve amplo acesso aos diários de Trevisan. “Só que a partir do momento em que o autor se confundiu com o personagem, veio uma outra camada que tornou ainda mais difícil saber o que tinha por trás daquela persona autoral”.
O trabalho começou em junho de 2023, quando Dalton ainda estava vivo. Inicialmente, Schwartz pretendia realizar um ensaio sobre o processo criativo do “Vampiro”, utilizando como suporte o grande volume de correspondências do escritor. Dalton colaborou com a empreitada, compartilhando toda a correspondência, que já estava digitalizada. “O Dalton se autodocumentou vastamente. Ele se correspondeu com muita gente, tive acesso a cerca de 2.300 cartas. Ele guardava as que ele recebia dos seus correspondentes, mas guardava também uma via do que ele escrevia para as pessoas”, conta o biógrafo.
Com um laço marcado por trocas de mensagens e áudios por celular, medida adotada para respeitar a preferência pela reclusão do autor, a relação entre Schwartz e Trevisan era mediada pela representante editorial Fabiana Faversani, que também já foi entrevistada no Arte & Cultura. O biógrafo aborda seu método de apuração da história pessoal de Trevisan.
“Quando o Dalton viu o teor das minhas perguntas e o que estava tentando desvendar, acho que ele foi ficando mais à vontade”, afirma Schwartz. “O grande trauma dele ao longo da carreira foram as entrevistas roubadas, os flagrantes, a fotografia no meio da rua, aquela coisa de espiar por cima do muro da casa. Essa coisa mais invasiva era o que ele mais temia e odiava”.
Outro tema da entrevista é a opção controversa de Schwartz em não entrevistar pessoas que convivam com o autor para a construção da biografia, privilegiando suas cartas, diários e depoimentos.
“As declarações públicas sobre ele, geralmente, não são sobre o Dalton, são sobre o vampiro. E eu não conheço nenhum outro caso assim de escritor que se confunda tanto com o mito criado por ele mesmo e ao mesmo tempo era uma pessoa que exigia tanto das pessoas do seu entorno um pacto de silêncio. O que resultava em entrevistas muito pouco reveladoras do meu biografado”, justifica o biógrafo. “Eu espero que, como foi para mim, para os leitores seja uma grande descoberta”.
Onde assistir
Em agosto de 2025, o programa passou a ser exibido às sextas-feiras, às 13h, na TV Assembleia, no Canal 10.2. A entrevista com Christian Schwartz também pode ser conferida no canal do Youtube TV Assembleia do Paraná, a partir do mesmo horário.
Gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil.
A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.