
As inspirações e a trajetória que resultam nos murais engajados e sensíveis de Cristina Pagnoncelli, instalados em Curitiba e em outras cidades nacionais e internacionais, são temas da edição desta sexta-feira (5) do programa Arte & Cultura, da TV Assembleia. A conversa entre a artista e o jornalista Adriano Gomes vai ao ar às 13h, com reprise às 18h. O conteúdo também pode ser conferido no canal do YouTube da emissora.
Nascida em Pato Branco, ela se radicou em Curitiba para cursar o ensino superior. Cristina relembra que cogitou alternativas de profissões que poderiam ter retorno financeiro mais seguro, como odontologia, e como acabou optando pelo Design Gráfico como profissão – dando vazão à vocação artística. “Caí no mercado de trabalho e me frustrei porque era muito corporativo. Acho que fiquei muito no computador e eu queria de volta essas coisas manuais. Uma parte de mim, essa inquietação sempre me levou a experimentar técnicas e materiais novos”, conta.
A formação foi enriquecida com especializações em Barcelona e em Nova York, onde aprimorou um traço marcante de sua obra: a tipografia. “Tive essa vontade de estudar caligrafia. Aí fui para o lettering, uma coisa foi levando a outra. Sair da minha zona de conforto foi o combustível que eu precisava para fazer coisas diferentes, que eu já não via aqui. Então toda vez que eu voltei de fora, eu acho que isso foi importante. Tinha uma coisinha diferente que vinha comigo”, afirma.
Cristina relembra como lidou quando um dos seus projetos foi vetado em Curitiba. Ela planejava escrever em um grande mural poema de Alice Ruiz: “Humilde para ser uma / Úmida para ser duas / Única para ser muitas”. A obra era um reflexo do envolvimento cada vez maior da artista com a luta por igualdade de gênero. “Sempre trabalhei em áreas muito masculinas, na publicidade sempre tive chefes homens. Faltava para mim essa representatividade e acho que isso também me levou para esse lugar”.
A obra acabou se tornando num amplo mural com a palavra “coragem”, refletindo a habilidade da artista na caligrafia. O mural se encontra na rua Presidente Farias, em frente ao Passeio Público. “Às vezes as pessoas [me falam] ‘estava no ônibus num dia bem ruim. Li a palavra coragem e isso me encheu de vontade de encarar o dia’. Isso me faz acreditar que é importante ele estar lá”, conta.
Outro trabalho abordado na conversa é o calendário Lute Todos os Dias, produzido há nove anos pela artista e cujo lucro é revertido para associações que apoiem mulheres e crianças. O calendário acompanha ilustrações de outras artistas, que podem ser destacadas e utilizadas como decoração. Cristina também fala sobre a presença internacional das suas obras, como o mural que desenvolveu em 2023 em Nova York com a frase "você não está sozinha". "Levar a frase em português é um abraço para as pessoas brasileiras, que falam português e moram em Nova York”, destaca.
O papel da arte como local de reconexão e seu espaço em uma sociedade cada vez mais acelerada, a necessidade de consciência empreendedora para a saúde financeira dos artistas também são temas da conversa. “A arte nos liberta, nos coloca no lugar criativo, volta a deixar a gente com vida no corpo”, reflete a muralista.
Onde assistir
Em agosto de 2025, o programa passou a ser exibido às sexta-feiras, às 13h, na TV Assembleia, no Canal 10.2. A entrevista com Cristina Pagnoncelli também pode ser conferida no canal do Youtube TV Assembleia do Paraná, a partir do mesmo horário. Ela está disponível neste link.
Gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil.
A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.