
Conhecer iniciativas que fomentam a agricultura familiar e o cooperativismo no Paraná é uma oportunidade propiciada pela segunda edição do Semeando Informação, programa da TV Assembleia que vai ao ar nesta segunda-feira (8), às 13h30. A apresentadora Ana Zimmerman recebe nomes da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, que tratam de políticas públicas e fomentos no setor.
O Paraná ocupa nacionalmente o papel de destaque no setor do cooperativismo, sediando cinco das dez maiores cooperativas brasileiras, explica Rafael Meier de Mattos, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Produção de tilápia – liderada pelo Paraná, que produz cerca do dobro de quantidade do segundo estado no ranking - leite e demais cadeias de proteínas são algumas das culturas mais expressivas do Estado. Já a olericultura, a colheita de folhosas e de frutas, entre outras, ainda não conta com grandes organizações - dependendo primordialmente da agricultura familiar.
O programa aborda as disparidades na produção estadual. Contrastando com grandes regiões produtoras, com Toledo e Dois Vizinhos, há localidades no Paraná com índices inferiores à media do Estado. “São justamente essas regiões que precisam uma atenção especial da secretaria e das suas vinculadas, como o Ceasa, a ADAPAR e o IDR Paraná, para buscarmos ações que fortaleçam o desenvolvimento local”, explica. Conforme explica Karoline Marques, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, é nessas localidades que iniciativas de incentivo à agroindústria são importantes. “A gente consegue agregar valor e vender o mesmo produto por um valor um pouquinho maior. Isso é importante para fomentar que essas famílias tenham mais qualidade de vida", ressalta.
"Nós temos três formas de chegar a essas famílias. A assistência técnica propriamente dita do IDR Paraná para as unidades familiares, [realizando quando] eles procuram a unidade local do Instituto e um profissional realiza acompanhamento dedicado àquela unidade. Nós podemos, também, orientar que essas unidades se organizem coletivamente para acessar mercados maiores, que é o cooperativismo. E nós temos ainda a viabilização de crédito para essas unidades, para que elas possam se adequar”, explica coordenadora.
Karoline detalha ainda o funcionamento do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A adesão permite certificar que o Serviço de Inspeção Municipal é de excelência e pode ser equiparado ao serviço oferecido pelo Estado. Assim permite a venda de produtos a todo o Paraná, ampliando a área de comercialização, explica a gestora. Queijarias têm sido uma das grandes aderentes à iniciativa.
“Há famílias que conseguiram agregar mais de 40% ao seu faturamento a partir dessa abertura de mercado e da oportunidade de comercializar esses produtos artesanais em outros municípios”, ressalta a coordenadora. Durante o programa, os entrevistados deram exemplos de iniciativas de sucesso, impulsionados pelo Susaf.
Outra iniciativa destacada pelos diretores é o Coopera Paraná, programa que visa fortalecer as organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares. Os gestores explicaram como funciona a iniciativa e os investimentos empenhados pelo governo do Estado nos últimos anos.
Semeando Informação
O Semeando Informação é uma dos cinco novas atrações que passaram a compor a programação da TV Assembleia desde o último dia 27 de agosto, quando a emissora teve sua grade de atrações ampliada e sua identidade visual modernizada. O programa traz conversas sobre agricultura e agronegócio, sendo exibida toda segunda-feira, às 13h, com reprise às 18h.
O programa é gravado no estúdio da Câmara de Vereadores de Curitiba, parceria propiciada por meio de um convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Legislativo municipal. O acordo, que não envolve recursos financeiros, permite que a TV Assembleia utilize a estrutura para a gravação de programas de entrevista. Em contrapartida, a TV Assembleia veicula programetes e boletins produzidos pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba.